quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Suécia e as dietas Low Carb

A Suécia foi o primeiro país ocidental a criar diretrizes alimentares que rejeitam o dogma das dietas baixas em gordura, em detrimento de dietas pobres em hidratos de carbono (HC) e ricas em gordura.

Esta posição foi tomada após o conhecimento de um estudo de dois anos realizado pelo “Conselho sueco de Avaliação de Tecnologias em Saúde”, onde este último analisou mais de 16000 estudos publicados até 31 de Maio de 2013.
 
Algumas das considerações mais importantes foram lançadas por Andreas Eenfeldt, médico sueco, que sugeriu que os marcadores de saúde melhorariam com este tipo de dieta. Ele afirmou "o aumento do colesterol HDL (bom colesterol) sem ter qualquer efeito adverso no colesterol LDL (mau colesterol) para dietas com uma ingestão moderada de HC, menos de 40% do consumo total de energia, bem como para dietas mais rigorosas a esse nível. Além disso, a dieta mais rigorosa ao nível do consumo de HC, iria também contribuir para melhores níveis de glicose para indivíduos com diabetes e obesos".
 
Esta posição é um volte de face relativamente ao que foi defendido nos últimos anos, tornando as dietas baixas em HC e ricas em gordura como as mais eficazes no combate à obesidade, para esta instituição.
Foram também objeto de análise várias "verdades" que se pensava constituir o paradigma de uma alimentação ideal e evidenciando que, para grande parte das pessoas, um aumento da ingestão de gorduras significa que ficarão mais saciadas por mais tempo, sem a necessidade de comer "de 5 em 5 minutos".
Será que medidas idênticas serão tomadas noutros países, a par do que aconteceu na Suécia? É algo que apenas o tempo dirá. Contudo, cada indivíduo deverá fazer a sua pesquisa para entender os verdadeiros fatos por detrás de uma dieta saudável e procurar ajuda nesse sentido, se for o caso.
 
Texto de Tiago Gago
 

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Agradecimentos: Atividade e Jantar de Natal

Foi no passado sábado que a Personal Trainers Algarve reuniu os seus clientes e amigos para um dia muito bem passado.

Primeiro, durante a tarde, teve lugar a atividade no Hotel Conrad, tendo sido composta por um circuito com exercícios de força, uma sessão de exercícios calisténicos (peso corporal) e por uma sessão de Pilates e corrida pela Quinta do Lago.

À noite, ocorreu o Jantar de Natal, no restaurante dos nossos parceiros Aquarelle, em Almancil onde o convívio foi ótimo e bem acompanhado de uma boa degustação com pratos de excelência, sendo finalizado com uma pequena homenagem aos nossos clientes e com a habitual troca de prendas.

Finalmente, houve ainda tempo para ir abater as calorias consumidas no jantar, na pista de dança do T-Club, onde o convívio se prolongou por mais umas horas.

Por tudo isto, temos a agradecer ao Spa do Hotel Conrad que tão bem nos acolheram e nos proporcionaram excelentes condições, onde nem nos lembrámos do frio e chuva que se faziam sentir lá fora.

Agradecemos também aos nossos parceiros da Loja Natural Mundo Saudável, em Almancil por nos terem proporcionado os chás de excelente qualidade.

Felicitamos o restaurante Aquarelle, não apenas pela excelente qualidade gastronómica, como pelo seu ótimo serviço e acolhimento e também ao T-Club pelas condições proporcionadas aos nossos clientes durante a noite.

Não podemos deixar de agradecer também a Diogo Sancho, Cátia Viegas e Arlésio Coelho que tornaram possível a realização e projeção das fotos.

Finalmente, agradecemos aos nossos clientes e amigos, não apenas pelo dia de hoje mas pelo tempo que nos acompanham, pois são vocês que nos permitem chegar onde chegámos e que dão sentido à existência da Personal Trainers Algarve!

O nosso muito obrigado então a todos os que estiveram presentes e também aos que por diversas razões não o conseguiram.

A Personal Trainers Algarve deseja a todos um excelente Natal!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Jantar de Natal

É já no próximo sábado o Jantar de Natal da Personal Trainers Algarve (PTA)!

É com muito agrado que o efetuamos uma vez mais no Restaurante Aquarelle, em Almancil.
Com um menu enquadrado dentro dos critérios de exigência da PTA, queremos que todos vós possam desfrutar de uma noite especial na companhia dos vossos treinadores com os melhores sabores da gastronomia mediterrânica.
 
Foi também organizado um espaço de treino para podermos gastar mais umas calorias na pista de dança do T Clube onde haverá um espaço reservado para podermos dar continuidade ao convívio e a este especial evento.
Enquadrado na nossa parceria, quisemos apresentar o melhor preço possível para que possam experimentar alguns dos pratos característicos do restaurante Aquarelle.
Aproveitamos também para relembrar a todos os nossos clientes que, caso queiram visitar o restaurante no futuro, terão um desconto de 20%.
Aguardamos a vossa presença para mais um momento de grande convívio!
A sala está quase esgotada. Confirme já a sua presença junto do seu treinador.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Atividade de Natal

Chegou a Atividade de Natal da Personal Trainers Algarve!

Convidamos todos os nossos clientes e amigos a juntarem-se a nós no dia 13 de Dezembro (sábado), pelas 14:15, no hotel Conrad Algarve (Quinta do Lago) para celebrarmos a época natalícia com muitas atividades que o(a) irão pôr a mexer.

A tarde será preenchida por caminhada/corrida, treino funcional em circuito com peso corporal e relaxamento com Pilates, tudo acompanhado de uma boa dose de convívio.

Esperamos por si, confirme a sua presença junto do seu treinador e venha passar uma tarde bem mexida e divertida num local fantástico!
 

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Nordic Walking

Caminhada Nórdica ou Nordick Walking (caminhar com bastões), foi desenvolvida na Escandinávia e introduzida na Europa Central há cerca de 20 anos. Com a tendência para o nosso estilo de vida cada vez mais sedentário, logo mais propício às várias doenças crónicas como a obesidade, diabetes, hipertensão e doenças coronárias, é necessário um envolvimento maior de todas as pessoas para um estilo de vida ativo e saudável.

O Nordick walking pode ajudar para este efeito pois pode ser realizada por quase todas as pessoas em qualquer hora ou lugar (Fritz et al. 2011). Para isso, basta iniciar uma marcha rápida e juntar uns bastões especialmente desenhados que vão ajudar o envolvimento de toda a musculatura da parte superior do corpo, sobretudo os braços.
Vários estudos demonstram que uma caminha Nórdica de 30 minutos a uma intensidade de 6.7 km/h leva a um aumento de VO2máx, maior gasto energético e aumento do pico de frequência cardíaca, isto em efeitos a curto prazo – pois se nos mexemos mais, vamos queimar mais – do que apenas andar rápido (Tschentscher, Niederseer & Niebauer 2013).
Nordick walking é uma atividade física aeróbia que mostra um grande potencial ao ser introduzida no dia a dia de pessoas com ou sem doenças crónicas. Traz benefícios a longo prazo no combate contra a obesidade ao ajudar a reduzir o peso e gordura corporal, aumentado também a mobilidade e qualidade de vida em pessoas que sofreram de cancro da mama. Melhorias na pressão arterial, frequência cardíaca de repouso, VO2max e capacidade de fazer mais atividade física através desta caminha com bastões, o que permite ser uma prevenção primária para um vasto leque de doenças (Tschentscher et al. 2013).
Esta modalidade é uma forma segura para iniciar ou retomar o seu estilo de vida ativo, no entanto, não deixe de falar com o seu Personal Trainer para fazer uma avaliação física e funcional de maneira a saber exatamente a intensidade certa para si, consoante os seus objectivos e treinar com uma dose extra de motivação.
Boas caminhadas!

Texto de Alice Relógio

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Evento Marcha I Corrida de Solidariedade

No passado sábado, dia 29 de Novembro de 2014, a Personal Trainers Algarve efetuou em Faro, uma corrida/marcha de solidariedade para reunir apoios para a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica (APELA).

Esta atividade teve como motivação o evento do Ice Bucket Challenge organizado pelo Rotary Club de Almancil. Nessa ocasião a Personal Trainers Algarve decidiu fazer um desafio aos seus clientes, mas com a chegada do outuno a ideia era de aquecer, não de 'congelar'.

Surgiu então a ideia de organizarmos esta atividade.

Contámos ainda com o apoio do Rotary Club de Loulé e do O11ze Tapas, um bar de Faro, que nos brindou com sumos naturais e frutas neste dia!

Foi uma manhã muito boa com a participação de 40 pessoas, que motivadas pela causa e pelo sol caminharam/correram pelas ruas de Faro!

Muito obrigado a todos os que participaram ou colaboraram!

Fica então a sensação de dever cumprido e de satisfação por termos ajudado quem mais precisa!

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

O que se precisa saber sobre o sono para quem corre

Já sabe que se não descansa o suficiente durante o seu sono (entenda-se não dorme o tempo adequado) o seu corpo também não terá o tempo suficiente para recuperar do esforço despendido.

Do mesmo modo, mais cuidado deverá ter caso pense em aumentar a quilometragem dos seus treinos de corrida, ou seja, por cada 10km adicionais, por semana, irá precisar de mais 15 minutos de sono por noite.
Será também importante procurar ter sempre um sono tranquilo, procure deitar-se o mais cedo possível e se ainda conseguir faça uma sesta durante os fins-de-semana, mas nunca se esqueça que o fundamental é o sono ser de qualidade e reparador.
 
Texto de Tiago Gago

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Como saber se está a entrar em overtraining?

Muitos dos nossos clientes perguntam-nos sobre o como saber se estão a entrar em overtraining.
 
Vamos então descrever um teste idealizado por Heikki Rusko, cientista finlandês, que permite detetar os perigos do excesso de treino.
Se estiver a treinar em demasia a sua frequência cardíaca aumentará durante um período prolongado, caso esta se mantenha igual ou diminua não terá motivos para alarme.
O teste é o seguinte:
- Deite-se durante 10 min e relaxe. Depois coloque-se de pé e aguarde 12 seg antes de medir a sua pulsação por bpm (batimentos por minuto) e anote o resultado.

- Passados 90 seg, depois de se colocar em pé, volte a medir a pulsação.
- Repita o teste novamente passado 120 seg.
Repita o teste todos os dias, de preferência de manhã e sempre à mesma hora. Atletas que não estão em overtrainning irão demonstrar uma pulsação constante entre as várias medições ao longo dos dias.
Rusko descobriu um padrão de um incremento de pulsação, na ordem dos 10 bpm, em atletas que estavam a treinar demasiado.
Faça o teste e veja como está a treinar!

Texto de Tiago Gago

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A importância do exercício físico antes e depois de uma lipoaspiração

A lipoaspiração consiste na remoção de gordura através de um tubo especial para esse efeito. É infiltrada uma substância para diminuir a perda sanguínea e facilitar a recuperação do paciente.

As regiões mais solicitadas nesta cirurgia são o abdómen e os membros inferiores.
Uma lipoaspiração deve remover, no máximo, 5% de gordura do peso corporal. Como tal, não trata a obesidade mas sim a gordura localizada.

Devem ser submetidas a esta cirurgia apenas as pessoas com índice de massa corporal adequado (relação entre peso e estatura) e que apresentem um quadro clínico geral normal comprovado. Portanto, esta cirurgia só deve ser utilizada quando a pessoa já não consegue perder gordura por outros meios como alimentação saudável e atividade física.
Antes da cirurgia, o paciente deve passar por uma análise clínica rigorosa e por um minucioso processo de controlo do peso. Após a cirurgia, deve utilizar uma cinta ou modelador elástico, fazer drenagem linfática, evitar expor-se ao sol enquanto houver equimoses (manchas roxas) e voltar à atividade física consoante a sua recuperação. Geralmente, o paciente tem alta 12 horas após a cirurgia e está apto a retomar a atividade física 15 dias após a mesma.

Os riscos de uma lipoaspiração são os mesmos inerentes a qualquer cirurgia: má cicatrização, irregularidades em áreas aspiradas em demasia e, em última instância, morte.
 
Os resultados só serão definitivos se o peso se mantiver adequado, como tal, um estilo de vida saudável com uma alimentação regrada e exercício físico regular e bem orientado é altamente recomendável.


Texto de Gonçalo André

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Técnica de corrida para quê?

A corrida pegou moda e, cada vez, existem mais praticantes. Corridas com tinta, corridas com música, trails, corridas para todos os gostos e para as capacidades de cada um.

É de realçar o espírito conduzido através da prática de exercício físico regular e todos os seus benefícios. Contudo, com o aumento de praticantes da modalidade faz-nos pensar e preocupar cada vez mais com as consequências, principalmente as negativas.

Consequências estas as lesões, muitas vezes causadas pela má postura e execução da técnica de corrida que faz parte dos elementos básicos do corredor.

Já imaginaram as milhares de repetições do movimento que são feitas numa corrida? Por exemplo, se tivermos um erro na execução da técnica e dermos 2 passadas em cada segundo em 30 minutos estamos a repetir um erro 3600 vezes, o que pode causar lesões graves.

O Professor e Treinador Olímpico João Abrantes refere que a técnica de corrida é importante “correndo mais depressa ou mais devagar, quanto melhor é a técnica de corrida de um atleta, mais eficaz ela se torna e menor é o dispêndio de energia em cada passada de corrida e logicamente, melhor será o resultado final”.

O professor acrescenta ainda que uma boa técnica é importante em dois níveis diferentes: “por um lado está diretamente relacionada com a velocidade, ou seja, quanto melhor a técnica de corrida de um atleta, mais rápido ele é capaz de correr. Por outro lado, uma boa técnica, torna a corrida mais económica e eficaz.”

Acrescente-se ainda o benefício da prevenção de lesões.

Se é praticante de corrida e quer melhorar a sua técnica, pode começar por executar 2 a 5 vezes numa distância de 30 a 40 metros os seguintes exercícios, tais como:

- Movimento de braços, igual á corrida mas sem deslocamento;
- Coordenação membros inferiores/superiores, ou seja com pequenos saltos ritmados, avançar um braço esquerdo e a perna direita e vice-versa;
- Skipping baixo, movimento circular da corrida dos membros inferiores levantando ligeiramente o joelho coordenando os braços com as pernas;
- Skipping alto, movimento circular da corrida dos membros inferiores levantando o joelho a 90º coordenando os braços com as pernas;
- Tic-tac, efectuar o movimento de corrida mas com o apoio a ser feito pelo terço anterior do pé e as pernas em extensão completa.

Estas são então, segundo a Personal Trainers Algarve, algumas dicas básicas pelas quais poderá começar.
Boas corridas!
 
Texto de André Silva 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Como lutar contra um estilo de vida sedentário (2ª parte)

Como prometido, voltamos para finalizar o nosso artigo, com mais conselhos que pode, desde logo, incluir na sua rotina diária para tornar-se uma pessoa menos sedentária.

Vamos lá então! Arrumar a cozinha depois das suas refeições é uma forma bastante fácil de se tornar mais ativo, em vez de ir diretamente para o sofá faça toda a lida da cozinha. Sabia que formas simples de atividade física após as refeições ajudam a baixar os níveis de açúcar no sangue assim como diminuir o risco de resistência à insulina?
Se optar por comer fora pode sempre, após as refeições, caminhar um pouco, mesmo que esteja com amigos isto não impede de continuarem a conviver, podem sempre continuar a falar à medida que caminham.
Quando está a ver televisão, durante os intervalos dos programas, aproveite para realizar tarefas rápidas em casa como dobrar roupa, arrumar qualquer coisa ou mesmo fazer algumas flexões de braços e agachamentos.

Para quem possui um pequeno jardim ou horta, a jardinagem é outra excelente forma de se manter ativo, é uma atividade que exige algum empenho físico, para além de ser bastante estimulante a nível mental e espiritual.

Depois, outros conselhos mais recorrentes, como estacionar longe do local onde quer ir e fazer uma corrida/caminhada são bastante válidos também. Mesmo a forma como se faz deslocar pode ter um grande impacto no seu objetivo, sabia que modos mais ativos de se movimentar, como andar a pé ou de bicicleta, podem representar grandes benefícios em termos de saúde e prevenção da obesidade? Até a utilização dos transportes públicos parece estar associada a um menor índice de massa corporal comparativamente com a utilização do carro pessoal.
Não deixe que a inércia tome conta de si, o movimento é fundamental para a promoção da nossa saúde. O treino para a saúde faz cada vez mais sentido quando os estímulos para um estilo de vida sedentário são cada vez mais. Se acha que mesmo assim não consegue atingir seus objetivos procure quem o(a) possa ajudar.

 
Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Como lutar contra um estilo de vida sedentário (1ª parte)

É sabido que aqueles que optam por um estilo de vida mais sedentário utilizam muitas desculpas para o facto de não serem mais ativos, sendo a “falta de tempo” a mais usual.
 
Contudo, em nosso entender essa também não é uma desculpa muito válida pela simples razão que mesmo as nossas tarefas do dia-a-dia podem sofrer ligeiras alterações para que sejamos mais ativos.
Então, é a isso que nos propomos nestes dois artigos, ajudar aqueles que não “sabem” como se tornar mais ativos. Vamos dar um conjunto de conselhos que podem começar a ser aplicados de forma quase imediata.
Antes de tudo, começar por andar mais. Vários estudos suportam os benefícios de se andar a pé, pelo menos 30 minutos por dia. Esses que o fazem têm uma menor possibilidade de morte súbita por evento cardíaco, assim como pode prevenir a demência por origem da idade.
Utilizar as escadas é outra das recomendações recorrentes. Aliás, este exercício queima mais calorias/min que fazer jogging e gasta oito a nove vezes mais calorias que estar sentado(a).
Estarmos mais tempo de pé ou levantarmo-nos com mais regularidade é outra das medidas a adotar, por isso mesmo as secretárias que permitem trabalhar de pé estão a ficar cada vez mais populares, aliás já abordamos este assunto num post anterior. Mas muitas outras razões existem para que passemos mais tempo em pé, como ir buscar água; atender as chamadas em pé, ou mesmo fazer pausas com o objetivo que isso aconteça.
A título de curiosidade deixamos a hiperligação de um programa inglês, de promoção de estilos de vida mais ativos, onde poderá através de uma calculadora online perceber o seu risco em função das horas que passa sentado.
No próximo artigo voltaremos a deixar mais alguns conselhos para se tornar numa pessoa mais saudável.

Texto de Tiago Gago

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Dicas para dar mais saúde ao seu coração

Para se manter robusto, o seu coração precisa que siga um estilo de vida equilibrado, o que na prática significa ter uma atividade física regular, evitar alguns fatores de risco e adotar uma alimentação saudável.

Algumas dicas da Associação Americana do Coração que vão ajudar a saúde do seu coração:
- Ingerir fruta e legumes, optar por azeite em vez de óleo;

- Ter cuidado com excesso de calorias (não deve exceder as 1500/2000Kcal diárias);

- Evitar comida que contêm calorias vazias (ou seja, sem nenhum valor nutricional) como por exemplo refrigerantes, guloseimas, etc.;

- Modere o consumo de sal (para melhorar o sabor da comida use especiarias e ervas frescas);

- Reduzir ao mínimo a ingestão de bebidas alcoólicas;

- Não saltar a refeição do pequeno-almoço pois é a mais importante do dia e com a qual podemos controlar o apetite durante o dia.
 
Estas são algumas dicas para obter mais saúde para o seu coração. Lembre-se, opte sempre por hábitos de vida saudável, pois todo o seu corpo agradece.


Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

O exercício físico e a Diabetes

O número de indivíduos diabéticos tem aumentado significativamente nos últimos anos.

Em 1985, estimava-se a existência de 30 milhões de adultos diabéticos no mundo, número este que subiu para 135 milhões em 1995 e, segundo projeções da Organização Mundial de Saúde (OMS), deverá atingir 380 milhões de indivíduos no ano de 2030.

A Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue.

Estudos já realizados sugerem que as pessoas com diabetes tipo 1 que se exercitam regularmente, tendem a ter menos complicações vasculares, neuropatias ou nefropatias.

Este fato ocorre porque o exercício:

- reduz diretamente a concentração de glicose no sangue;

- aumenta a resposta dos tecidos à insulina;

- melhora o perfil lipídico;

- preserva e aumenta a massa muscular;

- favorece a redução do peso corporal;

- melhora o funcionamento do sistema cardiovascular;

- contribui para diminuir a média da pressão arterial;

- melhora os níveis da hemoglobina glicosilada;

- reduz a necessidade de hipoglicemiantes e a dosagem diária de insulina, atuando, dessa forma, tanto na prevenção quanto no tratamento do diabetes.

O principal risco para os indivíduos diabéticos que praticam exercício físico ou atividades desportivas é a hipoglicemia (diminuição da glicose no sangue), que pode ocorrer durante ou após sua prática.

A Personal Trainers Algarve aconselha as pessoas portadoras desta doença a praticar exercício físico e a terem também cuidado com a alimentação, com especial atenção na ingestão de açucares.

 
Texto de Tiago Gago

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Hidroterapia

A Hidroterapia consiste na realização de técnicas e exercícios específicos em meio aquático, onde a água deve rondar os 33ºC.
 
Na Hidroterapia, devido às propriedades da água, é possível reduzir a carga provocada pelo peso do corpo sobre as articulações e ossos ao mesmo tempo que se mantém a resistência, permitindo o crescimento muscular, mas sem provocar lesões noutros locais do corpo.
Além disso, a água aquecida permite o relaxamento muscular e o alívio da dor.
Os principais benefícios da Hidroterapia, que consiste na realização de Fisioterapia dentro de água, incluem:

- Fortalecimento dos músculos;
- Alívio de dores musculares ou articulares;
- Melhoria do equilíbrio e coordenação motora;
- Promoção do relaxamento muscular;
- Diminuição de distúrbio do sono;

- Redução do stress e ansiedade;
- Aumento das amplitudes articulares;
- Melhoria do sistema cardiorrespiratório.
Geralmente, a Hidroterapia é utilizada por atletas lesionados ou idosos com problemas ortopédicos, como fraturas, artrite, hérnias discais ou reumatismo, por exemplo.
A Hidroterapia também pode ser utilizada durante a gravidez para aliviar as dores nas costas e reduzir o inchaço das pernas e dos pés.
Além disso, em alguns casos, a Hidroterapia também pode ser recomendada no tratamento da depressão porque promove o convívio com outros indivíduos e melhora a imagem corporal, aumentando o bem estar e a autoestima.
A Hidroterapia melhora a qualidade de vida dos seus praticantes, porém é um recurso terapêutico utilizado na Fisioterapia para obter uma recuperação acelerada e eficaz dos pacientes.
Os exercícios utilizados são personalizados para cada indivíduo, com o objetivo de facilitar a sua reabilitação. Essa terapia é indicada para lesões ortopédicas, musculares, neurológicas e respiratórias e deve ser orientada por um Fisioterapeuta.

Texto de Ft. Cátia Viegas

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Não se deixe enganar pelos rótulos "livres de açúcar"

O consumo de açúcar é bastante exagerado nos dias de hoje, aliás alguns acreditam mesmo que contribua mais para o flagelo da obesidade que o consumo de gorduras saturadas.

Em virtude disso, muitos optam por comprar produtos que supostamente estão livres de açúcar, mas estarão mesmo?
A verdade é que muitos desses produtos, mesmo assim, contêm açúcar nas suas composições e compete ao consumidor estar a par dessas situações e não se deixar enganar por rótulos que podem parecer bastante confusos e induzir os consumidores em erro.

Muitas embalagens referem que não foi adicionado qualquer tipo de açúcar, mas consulte a lista de ingredientes, se contém mel, néctar de agave, etc. então contém açúcar.
O mesmo raciocínio pode ser feito pelo tipo de produtos que o alimento é composto, a fruta tem frutose e o leite lactose, que são formas naturais de açúcar. Digamos que bebe um copo de sumo de laranja natural, está na mesma a ingerir cerca de 20 gr de açúcar.

Os produtos que foram elaborados com substitutos de açúcar, adoçantes artificiais, tecnicamente não os possuem, mas mesmo assim cabe a si decidir se quer na mesma consumir esse tipo de produtos ou não.

A principal ideia é encorajar os consumidores a terem um papel mais ativo nas suas escolhas e a optarem por produtos que os façam mesmo reduzir as quantidades de açúcar ingeridas. Podemos, mesmo assim, criar receitas com açúcares naturais? Claro que sim, porque não deixam de ser escolhas mais saudáveis, mas não as podemos classificar como livres de açúcar.

 
Texto de Tiago Gago

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Como o exercício físico ajuda contra a depressão e ansiedade

Para podermos promover um estado de saúde geral temos de perceber que a prática regular de exercício físico, tanto ajuda em termos físicos, como em termos mentais.

O conhecimento sobre algumas formas de perturbação mental tem vindo a aumentar e o exercício físico tem vindo a emergir como uma ferramenta de grande potencial para fazer face a este tipo de situações.

Através de uma prática regular de atividade física vários efeitos secundários benéficos irão surgir, tais como:

- Melhoria da circulação sanguínea;
- Redução de situações de inflamação;
- Exposição a um ambiente de energia positiva;

- Auto imagem melhorada;

- Alteração de comportamentos que vão contribuir para melhorar a sua saúde mental.

Ainda segundo alguns dados científicos, o exercício físico pode ajudar a sua saúde mental pelo aumento da tolerância ao stress, aumento da familiarização com o stress físico, aumento da sua perceção de eficiência, aumentando a sua interação social, afastando pensamentos negativos e por fim, encorajando à criação de compromissos com a sua saúde.
Conseguimos enquadrar muitos dos nossos clientes nos aspetos acima referidos. Um último comentário nosso "melhore a sua qualidade de vida praticando exercício físico e deixe este “mundo” de coisas boas “invadir” a sua vida, com certeza estaremos ao seu lado".
 
 
 Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Que alimentos verdes podem ajudar nos seus treinos?

O brócolo é um legume que fornece uma grande complexidade de sabores e texturas sendo um grande aliado para os seus músculos.
 
Ele pode fornecer cerca de 350 mg de potássio por cada 100 gr, essencial para a contração muscular. Assim como tem o dobro da vitamina C que as laranjas possuem (115 mg para 100 gr). Pode prevenir infeções e mantê-lo saudável para os seus treinos.
O agrião é uma verdura que fornece grandes quantidades de vitamina C e ferro. Sabemos que a vitamina C o protege do stresse oxidativo e que o ferro irá ajudá-lo a reduzir a fadiga muscular quando realiza aqueles treinos mais intensos.
Por fim, o chá verde proveniente da Camellia sinensis apresenta grandes concentrações de catequinas que são fitonutrientes e têm uma grande ação antioxidante.
O consumo regular de chá verde pode promover a perca de gordura corporal e diminuição do perímetro abdominal atuando através da termogénese, ou seja, acelera o seu metabolismo e aumenta a temperatura corporal.
Se não utiliza estes alimentos normalmente na sua dieta, então deverá começar a fazê-lo rapidamente.
Para os consumir, os brócolos são um excelente acompanhamento para os pratos de peixe, o agrião, tanto em saladas, como em sopa é uma ótima escolha e o chá verde pode tomar a qualquer hora do dia, devendo apenas evitá-lo depois das 17h caso tenha problemas em dormir.
 
Texto de Tiago Gago

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ficar em pé é o que se quer

Sabia que as pessoas que passam muitas horas sentadas podem já ser chamadas de os novos fumadores? Isso ocorre pela analogia com as consequências negativas de ambos os comportamentos para a saúde em geral.

Contudo, a culpa não pode ser atribuída a todas as pessoas em geral, que têm de passar muitas horas sentadas. A passagem de um mundo em que vivíamos do sustento da terra, bem mais ativo, para outro em que trabalhamos em escritórios e dependemos de vários transportes automóveis para nos deslocarmos, é talvez a grande razão. Porque durante esta transição a única prioridade foi quase sempre prover-nos de mais conforto! E grande parte das vezes isso significou passarmos a estar mais tempo sentados.
Os números são assustadores quando olhamos para vários estudos. Diversas publicações demonstraram que aqueles que passam mais tempo sentados têm taxas de risco superiores a 20% e por vezes 30% de desenvolver várias formas de cancro, independentemente do tempo que dedicam à prática de exercício físico.

Algo parecido foi evidenciado num estudo com homens e mulheres, que se exercitavam o mesmo número de horas, por cada hora que passavam a mais sentados, diminuíam o seu nível de condição física. Por outras palavras, ficar sentado ia esbatendo os benefícios do exercício físico.

James Levine, uma das pessoas que mais se tem dedicado ao estudo desta problemática, resolveu por ele próprio criar um hibrido entre um secretária e uma passadeira. Obviamente que ao início esta invenção foi um quanto estranha, contudo hoje em dia, já existem versões bem mais sofisticadas que permitem estas secretárias serem mais funcionais. 

O paradigma que se deseja é que as pessoas comecem a encontrar razões para ficarem mais horas em pé e assim consigam o melhor dos dois mundos, o mesmo significa dizer: melhorem a sua saúde em geral porque são mais ativas no seu dia-a-dia e, além disso, acrescentam uma dose generosa de atividade física estruturada. Pensem nisso!
 
 
 Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Sugestões para evitar comer demasiado

A comida está em todo o lado, seja numa bomba de gasolina, num centro comercial, no trabalho, etc. Vivemos numa era de abundância, que muitas vezes nos leva a comer mais do que devíamos.

Evitarmos situações em que comemos mais do que necessitamos é um grande desafio para grande parte das pessoas.
Mas existem algumas estratégias que podemos tomar para controlar essa vontade e não entrarmos em excessos. Vamos então partilhar algumas que achamos que facilmente pode começar a aplicar no seu dia-a-dia.

A grande maioria ainda enche o prato com alimentos bastante ricos em hidratos de carbono, como pão, arroz ou massa, contudo já pensou em começar as suas refeições com alimentos ricos em proteína? Comer uma refeição rica em proteína pode evitar os picos de açúcar no sangue que por sua vez nos levam a consumir ainda mais calorias.
Antes de se sentar à mesa experimente beber um copo bem cheio de água, vai ajudá-lo a sentir-se mais cheio, a água não tem quaisquer calorias, lembre-se disso.

Andar um pouco antes de se sentar à mesa, 10 a 30 min será o suficiente para apresentar vários benefícios, tais como: ajudar a focar-se num estilo de vida mais saudável; pode gerar uma perda de apetite depois de uma atividade de baixa intensidade; vai ficar mais sintonizado com o seu corpo e seguir mais facilmente as indicações do seu cérebro.
Por fim, procure diminuir a velocidade com que come, mastigue e saboreie os alimentos com tempo, vai sentir-se mais saciado rapidamente sem ter ingerido tanta comida como se tivesse feito o oposto.

Nós não conseguimos controlar tudo na nossa vida, mas podemos controlar-nos a nós próprios e como reagimos perante cada situação. Faça escolhas inteligentes e sinta os resultados!

 
Texto de Tiago Gago