segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Não se deixe enganar pelos rótulos "livres de açúcar"

O consumo de açúcar é bastante exagerado nos dias de hoje, aliás alguns acreditam mesmo que contribua mais para o flagelo da obesidade que o consumo de gorduras saturadas.

Em virtude disso, muitos optam por comprar produtos que supostamente estão livres de açúcar, mas estarão mesmo?
A verdade é que muitos desses produtos, mesmo assim, contêm açúcar nas suas composições e compete ao consumidor estar a par dessas situações e não se deixar enganar por rótulos que podem parecer bastante confusos e induzir os consumidores em erro.

Muitas embalagens referem que não foi adicionado qualquer tipo de açúcar, mas consulte a lista de ingredientes, se contém mel, néctar de agave, etc. então contém açúcar.
O mesmo raciocínio pode ser feito pelo tipo de produtos que o alimento é composto, a fruta tem frutose e o leite lactose, que são formas naturais de açúcar. Digamos que bebe um copo de sumo de laranja natural, está na mesma a ingerir cerca de 20 gr de açúcar.

Os produtos que foram elaborados com substitutos de açúcar, adoçantes artificiais, tecnicamente não os possuem, mas mesmo assim cabe a si decidir se quer na mesma consumir esse tipo de produtos ou não.

A principal ideia é encorajar os consumidores a terem um papel mais ativo nas suas escolhas e a optarem por produtos que os façam mesmo reduzir as quantidades de açúcar ingeridas. Podemos, mesmo assim, criar receitas com açúcares naturais? Claro que sim, porque não deixam de ser escolhas mais saudáveis, mas não as podemos classificar como livres de açúcar.

 
Texto de Tiago Gago

Sem comentários:

Enviar um comentário