quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Como lutar contra um estilo de vida sedentário (2ª parte)

Como prometido, voltamos para finalizar o nosso artigo, com mais conselhos que pode, desde logo, incluir na sua rotina diária para tornar-se uma pessoa menos sedentária.

Vamos lá então! Arrumar a cozinha depois das suas refeições é uma forma bastante fácil de se tornar mais ativo, em vez de ir diretamente para o sofá faça toda a lida da cozinha. Sabia que formas simples de atividade física após as refeições ajudam a baixar os níveis de açúcar no sangue assim como diminuir o risco de resistência à insulina?
Se optar por comer fora pode sempre, após as refeições, caminhar um pouco, mesmo que esteja com amigos isto não impede de continuarem a conviver, podem sempre continuar a falar à medida que caminham.
Quando está a ver televisão, durante os intervalos dos programas, aproveite para realizar tarefas rápidas em casa como dobrar roupa, arrumar qualquer coisa ou mesmo fazer algumas flexões de braços e agachamentos.

Para quem possui um pequeno jardim ou horta, a jardinagem é outra excelente forma de se manter ativo, é uma atividade que exige algum empenho físico, para além de ser bastante estimulante a nível mental e espiritual.

Depois, outros conselhos mais recorrentes, como estacionar longe do local onde quer ir e fazer uma corrida/caminhada são bastante válidos também. Mesmo a forma como se faz deslocar pode ter um grande impacto no seu objetivo, sabia que modos mais ativos de se movimentar, como andar a pé ou de bicicleta, podem representar grandes benefícios em termos de saúde e prevenção da obesidade? Até a utilização dos transportes públicos parece estar associada a um menor índice de massa corporal comparativamente com a utilização do carro pessoal.
Não deixe que a inércia tome conta de si, o movimento é fundamental para a promoção da nossa saúde. O treino para a saúde faz cada vez mais sentido quando os estímulos para um estilo de vida sedentário são cada vez mais. Se acha que mesmo assim não consegue atingir seus objetivos procure quem o(a) possa ajudar.

 
Texto de Tiago Gago

Sem comentários:

Enviar um comentário