segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Treinar ao ar livre tem benefícios "acima do pescoço"

Na última década, os cientistas têm ponderado como o exercício pode estimular o funcionamento do cérebro. Independentemente da idade ou nível de condição física, estudos demostram que deixar algum tempo para o exercício físico tráz benefícios mentais, tais como:
 
1) Reduzir o Stress - Um dos benefícios mentais mais comuns de exercício.
 
2) Aumenta a produção de "hormonas Felizes"- O exercício liberta endorfinas, que criam sentimentos de felicidade e euforia. Estudos têm demonstrado que o exercício pode até aliviar os sintomas de depressões.
 
3) Melhora a auto–confiança- A aptidão física pode aumentar a auto-estima e melhorar a auto- imagem positiva.
 
4) Disfrutar do ar livre- Exercício ao ar livre pode aumentar a auto-estima ainda mais. Além disso, aumentamos a produção de vitamina D devido ao sol, diminuindo a probabilidade de ocorrência de sintomas depressivos. Porquê estar "enfiado" num espaço fechado, quando um pouco de ar fresco e luz do sol (e exercício) podem fazer maravilhas para a auto-confiança e felicidade?
 
5) Aliviar a ansiedade- Os produtos químicos que são libertados durante e após o exercício podem ajudar as pessoas com transtornos de ansiedade a acalmarem-se.
 
6) Prevenir o declínio cognitivo- É desagradável, mas é verdade, à medida que envelhecemos, os nossos cérebros ficam um pouco nebulosos. Treinar OutDoor, especialmente entre os 25 anos e 45 anos, aumenta as substâncias químicas no cérebro que ajudam a prevenir a degeneração do hipocampo, uma parte importante do cérebro para a memória e aprendizagem.
 
7) Aumenta a capacidade inteletual- Vários estudos têm mostrado que o exercício cardiovascular pode criar novas células cerebrais e melhorar o desempenho do cérebro em geral.
 
8) Melhora a memória- A atividade física regular aumenta a memória e a capacidade de aprender coisas novas. Durante o exercício há um aumento da produção de células no hipocampo, responsáveis pela memória e aprendizagem.
 
9) Ajuda a controlar os vícios- O cérebro liberta dopamina em resposta a qualquer forma de prazer, seja exercício, sexo, drogas, álcool ou alimentos. Infelizmente, algumas pessoas tornam-se viciadas em dopamina e dependentes das substâncias que a produzem, como drogas ou álcool. Pelo lado positivo, o exercício pode ajudar na recuperação de viciados.
 
10) Aumenta o relaxamento- Para alguns, um treino moderado pode ser o equivalente a um comprimido para dormir, mesmo para pessoas com insónias. Movimentando-se cerca de cinco a seis horas antes de dormir eleva a temperatura central do corpo. Quando a temperatura corporal cai de volta ao normal algumas horas mais tarde, ele sinaliza ao corpo que é hora de dormir.
 
11) Aumentar a produtividade- Estudos demostram que os trabalhadores que levam tempo para se exercitar numa base regular são mais produtivos e têm mais energia do que seus colegas mais sedentários.
 
12) Aumenta a criatividade- Uma sessão de treino aumenta o "bombeamento" do coração e esse bombeamento pode aumentar a criatividade até duas horas depois da próxima vez que você precisar de uma explosão de pensamento criativo, basta uma longa caminhada ou correr para refrescar o corpo e o cérebro ao mesmo tempo.
 
13) Inspirar outros- Estudos demostram que a maioria das pessoas têm um melhor desempenho em testes aeróbicos quando o treino é realizado com um amigo. A inspiração ou boa competição, levam automaticamente a um melhor desempenho.

Resumindo, treinar ao ar livre pode ter efeitos positivos muito além do ginásio. É no seguimento desta ideia que a Personal Trainers Algarve lançou, com sucesso, os seus treinos de Small Groups realizados, tal como o nome indica, em grupo e ao ar livre.

Apresentamos esta variante em locais distintos para que toda a população dessas localidades possam experimentar e exercitar-se fora dos ginásios, num ambiente mais calmo e rodeado(a) de amigos e, muito importante, sob orientação de um profissional.

Por que espera? Experimente já e sinta a diferença!



Texto de João Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário