A periostite é normalmente referida como as canelites, trata-se de uma inflamação da membrana de tecido conjuntivo que reveste a tíbia (osso da canela).
Esta situação é bastante recorrente em corredores e origina-se por um aumento da tensão muscular nessa zona que cria uma tração nessa membrana.
Situações como a obesidade, corrida em superfícies duras, calçado desajustado, problemas ao nível do apoio do pé e desajustes neuromusculares podem agravar esta situação que resulta num quadro de dor local, edema e rubor.
Para que possa tentar prevenir esta situação é recomendável que proceda a uma adaptação mais lenta na corrida controlando os quilómetros de corrida, utilize uma boa sapatilha com um suporte adequado e realize de um bom aquecimento e alongamento ativo de toda a musculatura solicitada durante a corrida.
Em caso de dor, opte por um alongamento ativo da musculatura afetada e aplicação de gelo e na situação de sintomatologia mais grave deverá consultar um especialista de saúde que o(a) poderá ajudar no controlo dessa situação.
Boas corridas!
Texto de Tiago Gago
Sem comentários:
Enviar um comentário