quinta-feira, 19 de março de 2015

O problema dos refrigerantes

O nosso corpo é o nosso templo e tudo o que bebermos ou comermos, mais cedo ou mais tarde, ir-se-á notar do lado de fora, tanto o bom, como o mau.

Todos conhecemos pessoas que adoram refrigerantes, principalmente dos que têm gás, certo?
Todos os refrigerantes que contêm açúcares adicionados favorecem o desequilíbrio energético e o ganho de peso e gordura corporal com a ingestão destes açúcares na sua forma líquida.
Já reparou bem na composição destes produtos? Só têm açúcar! Hidratos de carbono são açúcar e as pessoas bebem em grande quantidade estes produtos como se fosse água e depois ainda dizem que tomam cuidado com a alimentação embora lá esteja a lata do sumo ao almoço, ao lanche e ao jantar. Algo está errado, não?
Voltando à composição, se uma lata de 250ml tem à volta de 27g de açúcar, será como comer 3 pacotes de açúcar, já tinha reparado?
Agora pense nessa quantidade de refrigerantes em lata ou garrafa que bebe num dia, numa semana, num mês e faça as contas aos pacotes de açúcar. E assim, num mês, como quem não quer a coisa, ingere no mínimo 1kg de açúcar sem dar por isso. Depois vê-se o resultado na balança e na barriga, cada vez maior.
Acontece que estas bebidas não nos fornecem qualquer tipo de nutrição necessária para nosso dia a dia. Só mesmo para ficarmos ainda mais viciados no açúcar.
Depois, chegam os refrigerantes light ou zero, que não têm calorias. Não têm nada!!
Mas então, se não tem calorias o que é que estamos a beber??
Água com gás, com corantes para ficar com cor, em que tiveram de baixar o nível de corante caramelo E-150d por aviso de substância potencialmente cancerígena. Com adoçantes artificiais como E 950 ou aspartame que é outro produto sintético utilizado para substituir o açúcar que é cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose e, cada vez mais, há contradições no seu benefício para a saúde, ou seja, mais açúcar na bebida para lhe dar sabor porque não tem nada.
Afinal, porque é que gostamos tanto de uma bebida que não tem nada para nos oferecer?
Não será melhor beber água, que o nosso corpo tanto precisa, ou beber um sumo de laranja acabado de fazer ou uma limonada fresquinha com os limões do quintal e que nos fornecem vitaminas e sais minerais?
Seja inteligente nas suas escolhas!


Texto de Alice Relógio

Sem comentários:

Enviar um comentário