terça-feira, 31 de março de 2015

A inatividade física

Estudos recentes vieram clarificar, ainda mais, as consequências da falta de atividade física na população, em geral.

Não é nenhum segredo que essa condição é má para a sua saúde, mas um novo estudo veio demonstrar que é uma situação pior do que se pensava! Chega a ser mais mortal que a obesidade.

Neste estudo participaram mais de 334 mil pessoas, entre homens e mulheres, durante 12 anos. Chegou-se à conclusão que a prática de exercício moderado ajudava a pessoa a reduzir o risco de morte prematura e mesmo que a sua prática era mais importante que a obesidade para efeitos de longevidade.

De entre os 9 milhões de mortes entre os europeus, 337 mil dessas mortes são atribuídas à obesidade e o dobro desse número à inativada física.

Estes números dão que pensar se percebermos que muito do que pode ser feito está ao nosso alcance e requer apenas força de vontade.

Da próxima vez que optar por ficar sentado no sofá lembre-se desta realidade.

Vamos então começar a treinar.


Texto de Tiago Gago

sexta-feira, 27 de março de 2015

Três hábitos que podem fortalecer o seu sistema imunitário

Fortaleça o seu sistema imunitário procurando que estes 3 hábitos façam parte da sua rotina diária.
 
Evite a privação do sono - Esta situação bastante recorrente na nossa sociedade tem um forte efeito negativo no nosso sistema imunitário. Se acorda cansado pela manhã, muito provavelmente, não está dormindo o número de horas necessárias, ou então, tem um sono de pouca qualidade. Padrões de comportamento baseados na privação do sono sugerem uma redução do funcionamento do sistema imunitário, portanto, procure o mais rápido possível corrigir essa situação se necessário e ter as suas horas de sono de qualidade.
 
Mexa-se mais - A escolha por uma vida sedentária é como jogar fora um boletim do euromilhões premiado. O correto será efetuar exercício moderado para fortalecer o seu sistema imunitário, já que exercício de alta intensidade pode funcionar ao contrário, como supressor.
 
Ria-se mais - Emoções positivas associadas com o riso diminuem a hormona do stress e estimulam certas células imunitárias. Portanto esforce-se por levar uma vida mais alegre e encontre razões para rir, não evite o contato social porque este é um ótimo meio para que sorria frequentemente.
 
Proteja-se adotando estes hábitos que são do conhecimento de todos, mas que por vezes, teimam em não serem postos em prática. Fortaleça-se e previna-se de males futuros!
 
 
Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 23 de março de 2015

Está muito frio para treinar

Por esta altura, com as temperaturas mais baixas, a vontade de praticar exercício físico é, para muitos, menor. Contudo, se nos deixamos levar por essa preguiça de combater o frio, acabamos por não cumprir nenhum objetivo que tenhamos estabelecido, tais como as resoluções de ano novo, recorda-se?

Existem muitas formas de combater este problema!
Selecione bem a música no seu dispositivo que mais o(a) motive, a que lhe dá garra para saltar, sprintar, aquela que lhe acelera os batimentos. Uma boa música faz toda a diferença na atitude que damos ao treino e no rendimento, seja em que altura do dia for.
Um bom conselho será, se possível, treinar à hora do almoço, pois o sol está no ponto de maior transmissão de calor, que nos faz sentir mais despertos e com mais energia para começar o treino.

Caso treine ao final do dia, uma boa razão para se exercitar será a certeza de que irá finalmente matar o frio que sentiu durante todo o dia. Aliás, um dos benefícios do exercício físico nesta altura do ano, é que nos sobe a temperatura corporal, ajudando-nos assim a combater o frio, até mesmo algumas horas após o treino. 
Para quem foge aos ginásios e prefere treinar ao ar livre, apenas deverá ter alguns cuidados, tais como:
- a roupa que deve ser leve, pouco volumosa, confortável e ajustada com isolamento entre o corpo e o ambiente externo;
- realizar um bom aquecimento e sem aumentos bruscos da carga e alongamentos no final, de modo a evitar as lesões;
- hidratar-se, pois não é por não sentir tanta sede que não deve ingerir líquidos.
Portanto, como já se percebeu, na verdade, o frio não passa apenas de uma desculpa para quem é preguiçoso. Se é esse o seu caso, será aconselhável que procure atividades organizadas e orientadas por um profissional, de forma a ter um compromisso que o(a) ajudará mais facilmente a cumprir uma rotina diária ativa.
Seja como for, em qualquer altura do dia, seja em regime de treino em interior ou nos seus Small Groups ao ar livre, com a Personal Trainers Algarve ninguém será vencido pelo frio!
Bons treinos e que o frio não vos pare!

Texto de Rui Madeira

quinta-feira, 19 de março de 2015

O problema dos refrigerantes

O nosso corpo é o nosso templo e tudo o que bebermos ou comermos, mais cedo ou mais tarde, ir-se-á notar do lado de fora, tanto o bom, como o mau.

Todos conhecemos pessoas que adoram refrigerantes, principalmente dos que têm gás, certo?
Todos os refrigerantes que contêm açúcares adicionados favorecem o desequilíbrio energético e o ganho de peso e gordura corporal com a ingestão destes açúcares na sua forma líquida.
Já reparou bem na composição destes produtos? Só têm açúcar! Hidratos de carbono são açúcar e as pessoas bebem em grande quantidade estes produtos como se fosse água e depois ainda dizem que tomam cuidado com a alimentação embora lá esteja a lata do sumo ao almoço, ao lanche e ao jantar. Algo está errado, não?
Voltando à composição, se uma lata de 250ml tem à volta de 27g de açúcar, será como comer 3 pacotes de açúcar, já tinha reparado?
Agora pense nessa quantidade de refrigerantes em lata ou garrafa que bebe num dia, numa semana, num mês e faça as contas aos pacotes de açúcar. E assim, num mês, como quem não quer a coisa, ingere no mínimo 1kg de açúcar sem dar por isso. Depois vê-se o resultado na balança e na barriga, cada vez maior.
Acontece que estas bebidas não nos fornecem qualquer tipo de nutrição necessária para nosso dia a dia. Só mesmo para ficarmos ainda mais viciados no açúcar.
Depois, chegam os refrigerantes light ou zero, que não têm calorias. Não têm nada!!
Mas então, se não tem calorias o que é que estamos a beber??
Água com gás, com corantes para ficar com cor, em que tiveram de baixar o nível de corante caramelo E-150d por aviso de substância potencialmente cancerígena. Com adoçantes artificiais como E 950 ou aspartame que é outro produto sintético utilizado para substituir o açúcar que é cerca de 200 vezes mais doce que a sacarose e, cada vez mais, há contradições no seu benefício para a saúde, ou seja, mais açúcar na bebida para lhe dar sabor porque não tem nada.
Afinal, porque é que gostamos tanto de uma bebida que não tem nada para nos oferecer?
Não será melhor beber água, que o nosso corpo tanto precisa, ou beber um sumo de laranja acabado de fazer ou uma limonada fresquinha com os limões do quintal e que nos fornecem vitaminas e sais minerais?
Seja inteligente nas suas escolhas!


Texto de Alice Relógio

segunda-feira, 16 de março de 2015

Segredos para as mulheres tonificarem e reforçarem as suas pernas

Ter pernas mais tonificadas é um dos critérios essenciais para as mulheres se sentirem bem com o seu corpo.

Uma rotina de treino adequada pode ajudar as mulheres a ganharem mais força e tónus muscular nos membros inferiores, contribuindo para o aumento da confiança e da auto estima.
A nível físico, dada a massa muscular envolvida (cerca de 60% do corpo), efetuar movimentos que solicitem estes membros, estimulam e desafiam bastante o seu corpo.
 
Portanto, a exigência dos exercícios que vamos referir, para além de reforçar e tonificar uma das zonas que as mulheres mais dão importância no seu treino, irão também permitir melhorar o corpo noutros aspetos como: postura, prevenir lesões nos joelhos e lombar.
 
Poderá também elevar o seu potencial atlético ao melhorar a qualidade geral dos gestos desportivos de várias modalidades.
 
Agache mais fundo: o agachamento profundo é executado no dia-a-dia do ser humano desde a mais tenra idade. Se não houver contra indicações no joelho, não há motivos para não o fazer. Irá reforçar as cartilagens e tendões que envolvem o joelho, desenvolver mais massa muscular nas suas coxas e aumentar a flexibilidade na zona inferior do corpo.
 
Execute o peso morto mais vezes: Ideal para desenvolver a zona posterior das suas pernas, glúteos e lombar. Para além disso, é um movimento utilizado inúmeras vezes no seu dia a dia e portanto, é fundamental saber executá-lo para levantar cargas do chão sem prejudicar as suas costas.
 
Faça exercícios unilaterais: exercícios a uma perna como lunges ou step ups irão ajudá-la a diversificar o seu treino, quebrar a rotina, confundir os seus músculos ao trabalhar ângulos diferentes, solicitar novas fibras e evitar desequilíbrios. É uma forma eficaz de garantir uma maior simetria às suas pernas e ainda de alcançar uns glúteos mais sexys.
 
Faça mais séries e descanse menos tempo: execute várias vezes cada um destes exercícios e intercale com curtas pausas para aumentar o tempo útil de treino, o desenvolvimento muscular e o dispêndio calórico em cada treino.
 
A Personal Trainers Algarve recomenda o treino regular dos seus membros inferiores, sem no entanto, menosprezar os membros superiores, uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável de forma a garantir o equilíbrio do seu corpo.
 
Bons treinos!

 
Texto de Gonçalo André

quinta-feira, 12 de março de 2015

O poder dos pistácios

O pistácio é um daqueles alimentos que pode afetar de forma bastante positiva a sua saúde cardiovascular. Portanto, não deverá ter muitas reticências na altura de consumir este fruto seco.

Este alimento é um ótimo anti-inflamatório natural e pode ser utilizado como um petisco a meio da tarde, fator de risco que se destaca nas doenças cardiovasculares.

A presença de arginina, aminoácido, torna-o também numa escolha muito interessante para quem pratica desporto regularmente, já que influi positivamente no rendimento desportivo.

Para além destes benefícios também contribui para uma melhor circulação sanguínea e produção de creatina.

Uma mão cheia destes frutos secos será o suficiente para beneficiar de todos estes efeitos que referimos e ainda o(a) ajudará a reduzir os triglicéridos.

Então coma à vontade pistácios e não se sinta culpado(a) por isso, porque nas doses recomendadas, estará a fazer só bem à sua saúde.

Boas escolhas!



Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 9 de março de 2015

Periostite tibial

A periostite é normalmente referida como as canelites, trata-se de uma inflamação da membrana de tecido conjuntivo que reveste a tíbia (osso da canela).

Esta situação é bastante recorrente em corredores e origina-se por um aumento da tensão muscular nessa zona que cria uma tração nessa membrana.

Situações como a obesidade, corrida em superfícies duras, calçado desajustado, problemas ao nível do apoio do pé e desajustes neuromusculares podem agravar esta situação que resulta num quadro de dor local, edema e rubor.

Para que possa tentar prevenir esta situação é recomendável que proceda a uma adaptação mais lenta na corrida controlando os quilómetros de corrida, utilize uma boa sapatilha com um suporte adequado e realize de um bom aquecimento e alongamento ativo de toda a musculatura solicitada durante a corrida.

Em caso de dor, opte por um alongamento ativo da musculatura afetada e aplicação de gelo e na situação de sintomatologia mais grave deverá consultar um especialista de saúde que o(a) poderá ajudar no controlo dessa situação.

Boas corridas!


Texto de Tiago Gago

quinta-feira, 5 de março de 2015

Caminhar antes de correr

Sabia que um dos melhores aquecimentos antes de correr é realizar um passeio a andar?

Num estudo realizado recentemente pela Universidade de Western Kentuchy, uma das conclusões a que se chegou é que para correr mais depressa, bastaria realizar um passeio curto, de cerca de 10 minutos.

Nesse mesmo estudo, o grupo que realizou o aquecimento a andar diminuiu o tempo de corrida comparativamente com outro grupo que realizou um aquecimento tradicional à base de alongamento. Aliás, este último grupo não registou qualquer melhoria no tempo de corrida.

Este estudo vai de encontro à premissa de que os aquecimentos poderão ser atividades ou movimentos que tudo se assemelham àquilo que realizamos na parte principal, só que numa duração e intensidade bastante inferior, preparando dessa forma o nosso corpo para a atividade principal.

Da próxima vez que for correr, experimente realizar uma breve caminhada antes e diga-nos como correu.

Boas corridas!


Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 2 de março de 2015

Recomendações para a quantidade de atividade física nos adultos

Sabe qual a quantidade de atividade física recomendada pelas diretrizes da União Europeia e pela Organização Mundial de Saúde?

Primeiro, deverá combinar a atividade física aeróbia com o treino de força todas as semanas para conseguir obter e melhorar os níveis de aptidão física.
Depois, realizar no mínimo, 150 minutos de atividade aeróbia moderada e treinar os principais grupos musculares duas vezes por semana. Ou então, realizar no mínimo, 75 minutos de atividade aeróbia vigorosa e novamente treinar os principais grupos musculares duas vezes por semana.
Claro que para maiores níveis de aptidão física esses valores padrão podem ser aumentados, mas sempre seguindo um planeamento rigoroso para obter os melhores resultados do seu processo de treino.
Vamos lá então treinar!

Texto de Tiago Gago