quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Treinar em jejum funciona?

Quem não gostaria de queimar mais gordura despendendo de menos tempo ou esforço nos seus treinos?

Neste sentido, a teoria de que fazer uma atividade cardiovascular moderada em jejum maximiza a queima de gordura, tem sido cada vez mais difundida e posta em prática por quem deseja resultados mais rápidos. No entanto, dada a divergência de opiniões entre muitos praticantes e treinadores, são muitos os que se questionam sobre a eficácia desta prática.
Esta teoria defende que a ausência de alimentos reduz a quantidade de açúcares na corrente sanguínea, baixando os níveis de glicogénio (reservas de hidratos de carbono). Portanto, quando nos encontramos a fazer uma atividade física, não resta outra alternativa ao corpo senão utilizar as reservas de gordura como fonte de energia.
Porém, independentemente do período que esteve sem comer e da intensidade com que esteve a treinar, terá sempre enormes quantidades de ácidos gordos na corrente sanguínea que não vai conseguir utilizar. Não se deve esquecer que estes são a maior fonte de energia do seu corpo. Após o treino, esses ácidos gordos são enviados novamente para as células, deixando o seu esforço em vão.
Para além disso, uma das questões mais importantes, se não a mais importante, na perda de gordura prende-se com a intensidade. Ao fazermos atividade física sem nada no estômago, somos obrigados a reduzir a intensidade, comprometendo o número de calorias despendidas no treino e no pós-treino. Por outro lado, treinar desta forma contribui para a degradação de massa muscular. Portanto, ao perder músculo, torna o seu metabolismo mais lento e torna-se mais difícil a perda de gordura.
Devo comer antes do treino? Se sim, o quê?
A Personal Trainers Algarve considera que sim. No entanto, o timing e o que deve comer antes do treino irá depender de inúmeros fatores como a intensidade, duração, objetivos do treino e a sua genética.
Recomendamos que recorra a um profissional habilitado que prescreva um programa de treino, bem como um plano alimentar que satisfaça as suas necessidades e objetivos de forma saudável, segura e eficaz.

Texto de Gonçalo André

Sem comentários:

Enviar um comentário