segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Kinesio Tape

Esta técnica foi inventada por um Quiroprata, Dr. Kenzo Kase em 1970 no Japão (utilizada para auxiliar no tratamento de lesões traumáticas de nervos e músculos).

Consiste em bandas neuromusculares, com grande percentagem de elasticidade (40 a 60%), normalmente com 5 cm de largura (para depois se poder adequar ao desejado) e cores diversas.

São sempre colocadas, com o segmento/zona onde se quer aplicar, em alongamento. São termossensíveis (devem ser friccionadas após aplicação). Para os diferentes objetivos, aplicação de diferentes técnicas.

O método Kinesio Taping é uma técnica de reabilitação desenvolvida para facilitar o processo de regeneração do organismo, dando apoio e estabilidade aos músculos e articulações sem restringir o seu movimento, promovendo um funcionamento normal.

A aplicação do Kinesio Tape reduz edemas e a dor de lesões musculares. Esta redução ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos recetores sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a banda promove, elevando a pele, melhorando desta forma, a circulação sanguínea e permitindo que o sistema linfático flua mais livremente.

Esta técnica atua sobre cinco sistemas fisiológicos através dos seus recetores. Sobre o sistema tegumentar primeiro que tudo, pois é sempre sobre ele que vai ser colocada, mas também sobre os sistemas fascial, muscular, articular e circulatório/linfático. Em cada um destes sistemas o efeito que produzem é diferente, como diferentes são os receptores presentes em cada um deles.

Auxilia o tratamento e a prevenção de lesões atuando sobre diferentes recetores ao nível do sistema somatossensorial, fornecendo informação ao sistema nervoso, que promove um restabelecimento das funções normais dessa estrutura e fazendo com que o seu desempenho seja mais próximo do normal.

Principais benefícios do Kinesio Taping:
 
- Corrigir a função do músculo:
A banda é utilizada para aliviar a tensão anormal do músculo, ou para potenciar e facilitar a ação do músculo enfraquecido.

- Melhorar a circulação sanguínea e linfática: 
A banda promove a circulação sanguínea e linfática e facilita a absorção do edema ou hematoma.

- Alívio da Dor:
A supressão neurológica da dor ocorre após a aplicação da banda na área afetada.
A aplicação da banda permite o funcionamento normal de diferentes estruturas músculo-esqueléticas, sem restringir o movimento e reduzindo ou eliminando sintomas com a dor.

- Reposição da subluxação da articulação:
Uma articulação deslocada devido à tensão anormal do músculo, pode ser corrigida com a banda que irá auxiliar na recuperação da função da fáscia e do músculo.

- Aumento da proprioceção:
Através da excitação dos mecanorrecetores, para obter e manter alinhamento corporal.
 
Este tipo de tape permite uma utilização durante 3 a 5 dias, uma vez que é resistente e à prova de água, garantindo um efeito terapêutico de 24h/dia, constituindo-se assim num tratamento extremamente económico e com excelentes resultados.

Este método prolonga os efeitos de terapias manuais convencionais permitindo que os benefícios terapêuticos se mantenham ao longo de todo o dia, sendo usado para tratar um conjunto alargado de problemas a nível ortopédico, neuromuscular, neurológico, linfático, entre outros.

A comparação com as ligaduras funcionais ou outras técnicas que utilizem tapes, não se deveria colocar, na medida em que estamos a falar de técnicas diferentes com objetivos e indicações diferentes que inclusivamente se podem combinar num mesmo caso.

Assim, é de fundamental importância que essa avaliação seja efetuada por um profissional com formação nesta técnica. Só ele pode decidir se aquele paciente ou atleta necessita de correções e quais as melhores técnicas para atingir os seus objetivos.


Texto de Fit. Cátia Viegas
 

Sem comentários:

Enviar um comentário