quarta-feira, 26 de março de 2014

Os perigos dos treinos sem acompanhamento

Sem tempo para ginásios, muitas pessoas preferem fazer exercícios por conta própria.

Na atualidade, cresce o número de praticantes de exercícios que treinam por conta própria nos ginásios ou nas suas próprias casas.

A prática incorreta de exercícios é prejudicial à saúde. Isto é causado pela facilidade de acesso a algumas informações sobre treino, adquiridas pela própria internet, revistas, vídeos ou pela vivência nos ginásios.

Porém, ao treinar por conta própria as pessoas deixam de contar com o auxílio e o conhecimento de profissionais de educação física e até colocam a sua saúde, física e mental em risco.

A Personal Trainers Algarve considera que o maior fator de risco num treino por conta própria são as lesões. As lesões podem ocorrer por gestos motores realizados incorretamente, onde as posturas incorretas colocam a coluna vertebral e as articulações em descompensação de cargas, riscos de lesões articulares e desvios posturais, levando o corpo à fadiga muscular e mental.

A importância de um profissional de Educação Física é extrema nesta área, pois ele é o único profissional habilitado e que tem conhecimento para ministrar a prática da atividade física com segurança e coerência na procura dos objetivos desejados pelo praticante.

O treino por conta própria não traz muitos benefícios, muito pelo contrário, uma vez que sem acompanhamento profissional adequado, podemos demorar a atingir os nossos objetivos, sejam elas físicos ou mentais, além do risco de lesões, o que impossibilitaria a prática da atividade física.

A Personal Trainers Algarve aconselha então a procurar sempre um acompanhamento de um profissional capacitado e competente para tal função.

 

Texto de João Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário