segunda-feira, 31 de março de 2014

Hipertensão arterial e o exercício físico

Podemos considerar a Hipertensão Arterial como sendo determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.
 
A pressão normal em repouso situa-se entre os 100 e 130 mmHg para a sistólica e entre 60 e 80 mmHg para a diastólica. Na atualidade, o nível de pressão sistólica maior do que 140 mmHg ou pressão diastolica maior do que 90 mmHg indicam "pressão alta".

A hipertensão arterial atinge mais de 30 % da população adulta, principalmente acima dos 30 anos de idade. Embora exista uma influência de fatores hereditários, dentre eles os familiares, na elevação da pressão arterial, o estilo de vida - comer muito sal, stress, estar acima do peso, não fazer exercícios e ingerir bebida alcoólica em excesso – são a principal causa de hipertensão arterial.

Antes de começar a atividade física, o ideal é fazer um teste ergométrico, principalmente, se tiver outros fatores de risco cardiovasculares associados.

A supervisão médica, durante as sessões de exercício, não é necessária, a não ser que o hipertenso tenha alguma doença no coração. Mas se for acompanhado por um Personal Trainer, desenvolverá um trabalho mais eficiente, completo e com menos riscos à sua saúde.

O exercício recomendado ao hipertenso é o aeróbio, executado de três a cinco vezes por semana, com a duração de 1 hora. É preciso que se realize uma avaliação física para que determine com eficácia os exercícios que devem ser trabalhados com fidedignidade.

Os benefícios da atividade física no controle da pressão arterial acontecem por diversos fatores diretos e indiretos no organismo: - Alterações cardiovasculares, alterações endócrinas e metabólicas, composição corporal, comportamentos (diminuição do stress e ansiedade), etc. .

Lembre-se, se faz parte deste quadro de pessoas hipertensas, a prática de atividade física tende realmente e melhorar, porém procure profissionais com qualificação e sinta a diferença.

 

Texto de João Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário