segunda-feira, 24 de março de 2014

Como prevenir lesões no trabalho?

Está a sentir dores frequentes no pescoço, braços ou costas?
 
Pode estar a desenvolver Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados com o Trabalho (DORT).

As principais causas de tais patologias são os movimentos repetitivos, levantamento e transporte de cargas pesadas além de postos de trabalho inadequados, fazendo com que fiquemos em posturas incorretas por muito tempo.
 
Afetam tendões, músculos e nervos, principalmente os do pescoço, braços e costas. As consequências mais comuns são contracturas musculares e tendinites, estas com maior prevalência nos cotovelos e síndroma do túnel cárpico (inflamação do nervo na região do punho).

Entre as queixas mais recorrentes estão dores, desconforto localizado, sensação de peso, fadiga/cansaço, sensação de perda ou perda de força e sensação de dormência/formigueiros.
 
Na grande maioria dos casos, os sintomas surgem gradualmente, agravam-se no final do dia de trabalho ou durante os picos de produção e aliviam com as pausas ou com o repouso e nas férias.

As LER / DORT atingem o trabalhador no auge de sua produtividade e experiência profissional, tendo uma maior incidência na faixa etária de 30 a 40 anos e sendo as mulheres as mais atingidas (por normalmente terem menor massa muscular).

A melhor tática contra as LER/DORT é a prevenção. As seguintes dicas poderão ajudá-lo a combatê-la:

- Preste atenção à ergonomia. Aplica-se à qualidade de adaptação de uma máquina ao seu operador, proporcionando um eficaz manuseio e evitando um esforço extremo do trabalhador na execução do trabalho.
 
- Estabeleça pausas. Embora não exista um cálculo preciso acerca do tempo necessário, tente fazer uma pausa entre 5-10 minutos a cada hora que se encontra sentado. Aproveite para levantar-se, caminhar um pouco, se possível alongando braços, pernas e pescoço.
 
- Alongue-se até sentir uma leve tensão, mantenha-se por 10-20 segundos e relaxe. Enquanto o alongamento é mantido, a sensação de tensão deve diminuir. Se isto não acontecer, ceda um pouco até ficar mais confortável.
Algumas empresas oferecem aos seus funcionários pausas para ginástica laboral que consiste na realização de exercícios físicos no ambiente de trabalho e que buscam evitar tais problemas ocupacionais relacionados com o esforço repetitivo.
 
É o caso da Personal Trainers Algarve com o seu serviço Wellness Empresas.

Tais hábitos contribuirão para um trabalho mais produtivo e uma vida mais saudável. Se praticados corretamente, os movimentos poderão diminuir a tensão muscular; melhorar a circulação, reduzir a ansiedade, o stress e a fadiga; melhorar a prontidão mental, diminuir o risco de lesões, facilitar o trabalho, desenvolver a consciência corporal e levar a um bem estar geral.

A todas estas melhorias físicas associa-se também um aumento de produtividade no trabalho. Experimente!



Texto de Fisioterapeuta, Cátia Viegas


Sem comentários:

Enviar um comentário