sexta-feira, 21 de março de 2014

Benefícios do treino funcional na prevenção de lesões na coluna vertebral

Um exercício funcional é um exercício específico que confere um transfere positivo paras as tarefas quotidianas.

Por ser um método que trabalha um vasto leque de aptidões ao nível da saúde, é uma ferramenta muito eficaz no tratamento dos distúrbios da coluna vertebral.

Este tipo de treino tem como base os padrões fundamentais do movimento que encontramos no nosso dia-a-dia, por isso contribui para a melhoraria da qualidade de vida dos seus praticantes.

Vivemos num mundo em constante adaptação e, ao longo da vida, todos nós somos confrontados diariamente com tarefas imprevisíveis ou sob condições instáveis.

Uma pessoa que sofra de uma lesão na coluna vertebral não deverá resignar-se à inatividade, ao desconforto causado pelas dores nem temer um estilo de vida saudável.

O treino funcional oferece um leque de ferramentas que permite aplicar exercícios que melhoram as aptidões do praticante sem comprometer as estruturas debilitadas e prevenir distúrbios secundários inerentes ao sedentarismo, idade, maus hábitos posturais, más práticas desportivas ou programas desadequados.

O treino funcional bem executado e orientado, terá um importante contributo na reabilitação e autonomia de pessoas com problemas de coluna, proporcionando um aumento da melhoria na mobilidade articular, resistência e força muscular, equilíbrio, coordenação.

As principais patologias que poderão ver os seus sintomas atenuados e ser reabilitadas por este tipo de treino são:

- Por um lado, hérnias discais, osteofitose ou bicos de papagaio, espondilólise, espondilolistesis, estenose espinal, artrose das facetas, espondilartrose e diversas situações de pós-operatório.

- Por outro, vários desvios posturais como cifose, lordose ou escoliose.

A força de vontade e motivação da pessoa que sofra de um destes distúrbios, associadas à orientação e dedicação de um profissional competente na área do exercício com patologias da coluna vertebral, contribuirá para um aumento da capacidade funcional em pessoas com patologias da coluna e desvios posturais.

 
Texto de Gonçalo André

Sem comentários:

Enviar um comentário