quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Como o exercício físico nos torna mais felizes

Já se sabe que o exercício físico é bom a vários níveis, mas já pensou no que o mesmo pode fazer pelo seu humor?

Os benefícios no seu humor pela prática de exercício podem durar até cerca de 12 horas, mesmo com apenas 20 minutos de treino.
Temos apetência para treinar quando nos encontramos num estado neutro de humor, não quando nos sentimos realmente tristes ou alegres, mas o exercício físico tem um potente efeito nos nossos estados mentais quando estamos de mau humor, revertendo a situação.

Saiba que pessoas fisicamente ativas são mais felizes e mais satisfeitas com a sua vida.
Mas há mais, segundo vários estudos, o exercício aumenta as suas endorfinas, reduz os níveis da hormona do stress (cortisol) e adrenalina no seu corpo, sendo um remédio comprovado tanto para depressão como para a ansiedade.
Que está à espera?
Vá treinar e seja feliz!

Texto de Tiago Gago

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Perder gordura localizada

Muitas das pessoas que nos abordam perguntam-nos sempre, que tipo de exercício físico devem realizar para fazer desaparecer a gordura localizada. Normalmente na barriga, na zona posterior dos braços, etc.

Frequentemente, essa pergunta vem acompanhada com a crença de que exercícios localizados para essas zonas específicas, serão os mais indicados para esse efeito!

A verdade é que não é isso que acontece, exercícios localizados não fazem desaparecer gordura localizada. Quanto muito, irão treinar os músculos que mais diretamente participam nesse movimento.

A solução passa mesmo por criar um processo de treino com o objetivo de perda de massa gorda que irá decorrer de forma generalizada.

Depois, é uma questão de criar uma rotina de trabalho que perdure ao longo do tempo. Com esforço, dedicação, compromisso e uma boa nutrição, os resultados aparecerão.

Não desanime!
 
 
 
Texto de Tiago Gago

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Torne-se mais inteligente...treinando!

Nem todos sabem que o exercício físico estimula o cérebro, facilitando a aprendizagem dos mais novos e protegendo os mais velhos de possíveis perdas de competências inteletuais inerentes ao avançar da idade.

Estudos recentes demonstram que treinar melhora a memória, a capacidade de raciocínio e de resolver problemas matemáticos.

Num desses estudos ficou provado que as mulheres que realizaram um programa de treino orientado melhoraram em 12,6% as suas capacidades cognitivas. Noutro estudo, o grupo de estudantes que realizava exercício físico regularmente tirou melhores notas que o grupo de alunos sedentários.

Os investigadores afirmam que o exercício físico intenso torna os seus praticantes mais inteligentes não só devido ao uso mais eficiente de energia por parte do cérebro, como também devido às reacções hormonais resultantes da atividade física.

A libertação da hormona "adrenalina" irá potenciar a ação de neurotransmissores como a famosa dopamina (envolvida no controlo de movimentos, aprendizagem, raciocínio, memória, humor e emoções).

A Personal Trainers Algarve recomenda, por isso, a prática de atividade física, desde as mais tenras idades, até às mais avançadas para estimular, desenvolver ou conservar capacidades cognitivas.


Texto de Gonçalo André

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Reforço muscular dos tornozelos

Uma das lesões mais frequentes nos praticantes de exercício físico é a entorse do tornozelo que, em muitos casos, é ligeira, mas com tratamentos desajustados pode piorar.

Para haver uma boa recuperação deve procurar os profissionais com formação específica na área, de forma a propor-lhe os melhores exercícios de uma forma progressiva sem lhe causar danos.

Problemas como a falta de equilíbrio, amplitude de movimento ou mesmo desempenho em qualquer exercício podem ser causados pelo défice de força nos músculos circundantes da articulação do tornozelo.

A falta dos níveis ideais de força nesta articulação diminui drasticamente a capacidade de realização de tarefas de exercício físico ou mesmo das tarefas diárias.

Pós lesão, ou mesmo sem ter tido nenhuma lesão, qualquer pessoa deve fazer um conjunto de exercícios, com o foco de melhorar a sua força muscular nos tornozelos de forma a aumentar a sua estabilidade funcional.

Esses exercícios podem ser feitos com um elástico, pesos, plataformas instáveis ou simplesmente com o peso do seu corpo, sem perder muito tempo. Em 10 minutos consegue realizar um bom reforço.

A chave do sucesso, passa por pensar em todas as amplitudes de movimento que o pé realiza e principalmente nos movimentos que realiza durante o dia a dia.


Texto de André Silva

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

O vício da corrida

Tem sido interessante observar o envolvimento de muitos dos nossos clientes e amigos com a corrida.
 
Temos casos de clientes que, ao fim de 3 meses, estavam a completar a sua primeira meia-maratona com grande satisfação pelo feito. Como que uma adição que tenham desenvolvido pela atividade que os leva a querer correr mais e maiores distâncias.

Colocando de parte todo o processo de treino e adaptação que deverá estar inerente a esta evolução, este fenómeno tem uma explicação.
 
A euforia que alguém sente quando termina uma prova deve-se à libertação de endorfinas, que são substâncias químicas produzidas pelo nosso corpo e responsáveis por grande parte dessas sensações.
 
Outro aspeto interessante é que as endorfinas podem não só ser produzidas pelo esforço físico como pela antecipação desse esforço.
 
Esta produção será ainda maior se a distância for também maior, pelo nível de expectativa.

Disfrutem do bem que sabe correr e boas corridas!



Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Estratégias para melhorar a aparência dos glúteos

São inúmeras as mulheres (principalmente) que questionam qual o melhor exercício para desenvolver os glúteos.
 
Consideramos que não existe uma única resposta para esta pergunta. O melhor exercício para uma pessoa poderá não ser o melhor exercício para outra, por mais popular que esse exercício seja em determinado momento.
 
Os efeitos e resultados provocados por um exercício poderão variar de indivíduo para indivíduo devido a vários fatores, como por exemplo, consciência corporal, nível de treino, saúde articular nomeadamente do joelho, anca e coluna.
 
Muitas das praticantes procuram melhorar o tónus e a aparência destes músculos sem conhecerem as caraterísticas e as funções dos glúteos, comprometendo os resultados.
 
Os glúteos são músculos muito potentes. Analisando apenas o seu tamanho poderá não perceber que é um dos músculos mais fortes do Ser Humano. Resultam de um conjunto de três músculos: grande, médio e pequeno glúteo. No entanto, o mais proeminente, o mais apelativo em termos estéticos, o mais potente, o mais solicitado nos gestos desportivos, o que mais contribui na correcção postural é o grande glúteo.
 
Este músculo é o responsável pelos movimentos da anca, coxas e manutenção do corpo numa posição ereta. Portanto, no seu dia a dia irá permitir sentar-se, levantar-se, subir escadas, manter-se em pé, etc

Alguns dos erros mais cometidos pelas praticantes no treino deste músculo são:
 
- Utilizar maioritariamente máquinas: algumas das máquinas mais procuradas para este fim, em que o praticante empurra um pedal para trás, fazendo uma extensão da coxa, entre outras, demonstram ser mais eficazes a trabalhar os músculos posteriores da coxa ou os lombares e quando utilizadas de forma inapropriada podem ser responsáveis por desequilíbrios posturais e sobrecarga na coluna.
 
- Utilizar exercícios no solo: muito em voga nas aulas de aeróbica das décadas de 80 e 90 e em diversos vídeos partilhados na Internet, embora estes exercícios trabalhem os glúteos de forma isolada, consideramos que existem melhores formas de desenvolver este grupo muscular.
 
Para elucidar os nossos leitores, anunciamos alguns dos exercícios que consideramos mais eficazes:
 
O Agachamento, o mais profundo possível, respeitando o limite articular de cada praticante é um dos exercícios de eleição. Por ser um movimento natural para o Ser Humano, permite trabalhar com cargas mais elevadas, aumentando a intensidade e as adaptações ao treino. As diversas variações (largura, posição dos pés, posição da carga, etc) deste exercício irão explorar diferentes ângulos, estimular diferentes fibras e enriquecer o seu reportório motor, por isso serão produtivas. O agachamento sumo, agachamento com a carga à frente ou atrás, agachamento a uma perna ou "pistols" são algumas das variações a ter em conta.

Os Lunges ou afundos de pernas, embora requeiram mais estabilidade e impliquem a sua execução com menos carga, recriam o padrão da marcha e por isso solicitam um número interessante de fibras e melhoram a funcionalidade do praticante.
 
Algumas das variações que podem ser utilizadas são:
 
- Lunges estáticas, podendo variar a posição e a altura dos pés, nomeadamente: com os pés à largura dos ombros, lunge lateral, lunge cruzada, bulgarian squat em que o pé de trás está mais elevado, step-up em que é o pé da frente que se encontra mais elevado, etc;
 
- Lunges dinâmicas, com passos à frente ou atrás regressando à posição de base ou até mesmo o walking lunge em que se percorre uma distância com passos pronunciados, etc

O treino com saltos ou pliométricos, sempre que a condição física do praticante o permitir, irão ajudar a adequar o treino à potência das fibras dos glúteos. Agachamentos e lunges pliométricas são bons exemplos.
 
O peso morto, em que o praticante executa o movimento de extensão da anca, que é uma das funções principais e mais naturais dos glúteos, acaba por ser uma forma natural e saudável de trabalhar este músculo.
 
Para além dos inegáveis benefícios estéticos destes movimentos, por serem solicitados no dia a dia do Ser Humano, a execução regular dos mesmos irão melhorar a sua qualidade de vida, por isso consideramos serem essenciais nos treinos.
 
Concluindo, a Personal Trainers Algarve deixa então algumas recomendações para desenvolver e melhorar a aparência dos seus glúteos:
 
- Diversifique! Para além dos exercícios acima referidos, alguns exercícios que solicitem os glúteos de forma mais isolada como a ponte de glúteos, extensões da coxa e até as extensões lombares com os pés a 45 ̊ poderão ser um complemento do seu treino e contribuir para o tónus destes músculos.
 
- Treine regularmente! Entendemos que a regularidade é uma das principais variáveis do treino para potenciar os resultados. Como tal, deverá executar os vários exercícios referidos, pelo menos 2 vezes por semana.
 
- Progrida! Aumente progressivamente, tanto número de séries por exercício, como a carga aplicada.
 
Bons treinos!

 
Texto de Gonçalo André

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Quantos quilómetros devo fazer com umas sapatilhas novas antes de uma prova?

Antes de mais, nunca corra uma prova com umas sapatilhas completamente novas ou gastas.

Mas se vai usar umas sapatilhas novas tenha em atenção o seguinte, deverá correr com elas antes, pelo menos, os mesmos quilómetros da prova em que vai participar.

Para além disso, deve experimentar sempre antes as sapatilhas num piso semelhante ao que a prova vai conter e ao ritmo que pretende correr.
 
Para além de tudo isto, obviamente deverá ter em atenção o número das sapatilhas sendo o mais adaptado possível ao seu tamanho, nem muito apertado nem demasiado largo, tal como o tipo de sola o qual deve ser adaptado ao seu tipo de passada e à forma como corre (pronador, supinador ou plano).
 
Se necessário, proceda ao teste antes de efetuar a sua compra. 

Boas corridas!



Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Sendo um workaholic como arranjo tempo para treinar?

Esta é uma questão que muitas pessoas colocam a si próprias. Onde poderão encontrar tempo suficiente para treinar, visto terem agendas profissionais muito preenchidas?

Na realidade, é algo bastante complicado e com o qual nós próprios nos deparamos, mas na verdade, grande parte destas pessoas têm uma vida profissional que exige muita disciplina, energia e poucas desculpas para o fracasso… Estas três qualidades são também indispensáveis para o sucesso de qualquer processo de treino.

A par do que foi referido, a determinação e intensidade, em vez de andar pelo ginásio tempo sem fim, realizando séries intermináveis e com discussões sobre qual o melhor exercício, serão conceitos-chave para atingir resultados muito interessantes.

Logo, nada que não se resolva com a vontade de fazer acontecer, treinos mais curtos e mais intensos, treinar de manhã antes de ir para o trabalho ou na hora do almoço.

Já pensou também na possibilidade de contratar um profissional que programe o seu treino e o adapte às suas condições e horários, não tendo assim de se preocupar com nada senão em treinar?

Existem sempre estratégias para podermos treinar. A maior dificuldade somos nós próprios que a criamos.

Parafraseado o slogan de uma marca desportiva muito conhecida "just do it".

Bons treinos!



Texto de Tiago Gago