Perder peso é bastante confuso, sem todos os truques e conselhos conflituantes, mas qual é o problema quando os seus esforços de perda de peso de repente não surtem efeito?
Saúde vibrante, uma construção forte, e controle de peso sem esforço são um resultado natural quando os níveis hormonais são saudáveis. No entanto, existem muitos fatores de estilo de vida que podem afetar as nossas hormonas e impedir-nos de alcançar os nossos objetivos.
Aqui estão oito razões que possam justificar o fato de você poder ter atingido um platô com os seus esforços de perda de peso:
Está a fazer muito exercício cardiovascular
Você não está a garantir uma cintura fina só por passar uma hora na passadeira todos os dias. Na verdade, longas sessões de cárdio podem realmente funcionar contra si. Isto porque o seu corpo basicamente vê exercício como stress e o stress provoca a libertação de uma hormona chamada cortisol, que degrada as reservas de energia para uso imediato.
Estudos demostram que rajadas curtas de treino de alta intensidade (como sprints) aumentam o potencial de músculo na queima de gordura, melhora a eficiência com que o corpo queima gordura e é uma estratégia mais eficiente.
Está a comer demasiada fruta
Muitos dietistas fazem da fruta um doce (lanche de baixa caloria), mas o açúcar das frutas, (como todos os hidratos de carbono) é degradado em glicose no intestino delgado. A presença de glucose na corrente sanguínea provoca a libertação de insulina do pâncreas, e armazena o excesso de glucose como gordura. Se você está a tentar perder peso, a ingestão de frutas deve ser limitada a frutas com baixo teor de carboidratos e altas quantidades de antioxidantes.
Está a restringir calorias a mais
Alguns contadores de calorias supõem que se restringir calorias vai ajudá-los a perder peso, então restringindo uma quantidade enorme de calorias vai ajudá-los a perder mais peso, mais rapidamente. Infelizmente, o corpo vê a severa restrição de calorias como fome e acabará por se voltar contra si, lutando para manter as calorias que você come para salvar a vida.
Não está a receber o suficiente de gordura
Quando se trata de nutrição, temos que distinguir entre a gordura saudável e gorduras não saudáveis. As gorduras não saudáveis são as gorduras trans e gorduras processadas que são usadas para a fabricação de alimentos processados. As gorduras saudáveis, por outro lado (gorduras de peixes, nozes, coco, carnes de animais, ovos, abacate, azeitonas, etc.), são uma parte necessária da função celular saudável. Ao contrário do que se poderia pensar, gorduras saudáveis, não se traduzem em quilos extras. O consumo de gorduras saudáveis em vez de açúcar dá-nos energia, mantém-nos saciados por mais tempo e leva o corpo a queimar a gordura armazenada para o combustível.
Está a stressar
Qualquer tipo de stress (físico, emocional, químico) faz o corpo entrar num estado de proteção, também conhecido como "luta ou fuga". Isso resulta em níveis hormonais alterados e o corpo desliga todos os processos que não são imediatamente necessários para a sobrevivência. Parte da resposta ao stress, como dito acima, é a liberação de cortisol. Novamente, isso é perfeitamente saudável, a menos que o stress seja crónico, caso em que o resultado é um maior armazenamento de gordura ao redor da barriga.
Está sobrecarregado em carboidratos
A dieta típica consiste em grandes quantidades de carboidratos processados que causa estragos no nosso organismo aumentando os níveis de insulina. Com o tempo, as células de gordura tornam-se resistentes à insulina que torna quase impossível para o corpo queimar gordura, não importando o quanto você se exercita.
Não está a dormir o suficiente
A falta de sono é uma fonte muitas vezes esquecida nos problemas de saúde. Isso porque os nossos padrões de sono têm um grande impacto sobre os nossos níveis hormonais. Vários estudos demostram que os maus hábitos de sono levam-nos a ganhar peso, e alguns estudos demostram que o maior pico de hormonas de queima a gordura ocorre durante o sono profundo.
Está a comer demasiados alimentos de dieta
A maioria dos alimentos dietéticos (e todos os alimentos processados para esse efeito), contêm alguma forma de GMS, que também é conhecido como extracto de levedura, ácido glutâmico e hidrolisado de proteínas, entre outros. Este produto químico tem sido utilizado na pesquisa da obesidade para induzir obesidade em ratos. Ela provoca um aumento nos níveis de insulina em animais e seres humanos, o que faz com que o corpo armazene gordura. Outros produtos químicos em alimentos dietéticos podem sabotar os seus esforços de perda de peso também, como açúcares, gorduras trans artificiais e sabores naturais.
No final, para a Personal Trainers Algarve, a melhor maneira de perder peso é ser saudável. Você não pode contornar a natureza. Isso significa comer comida de verdade, exercitar o seu corpo regularmente, receber a quantidade adequada de sono, e encontrar maneiras de gerenciar o stress são formas ideias de perder peso e ser mais saudável.
Texto de João Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário