Já todos ouvimos falar muitas vezes, em como é importante ter um bom pequeno almoço. A razão é simples: depois de muitas horas em jejum, o organismo precisa de ser alimentado para ter nutrientes e energia para enfrentar um dia de atividade, seja profissional ou escolar.
Sabia que se o pequeno almoço for omitido, entra-se num período de jejum de 14 ou mais horas, provocando uma diminuição do metabolismo, na tentativa de o organismo preservar as suas reservas energéticas?
Tal como qualquer outra máquina que não funciona sem energia, também nós não funcionamos se não comermos. E se não tomarmos o pequeno almoço o nosso corpo vai obter energia à nossa massa muscular degradando-a.
Um bom pequeno almoço fornece uma porção considerável de substâncias nutritivas e aumenta os níveis energéticos, permitindo uma melhor atitude face à escola ou ao trabalho.
O pequeno almoço quebra o jejum e aumenta bruscamente o metabolismo. Se saltar esta refeição, está a contribuir para a "poupança" energética, além disso, quem não come ao acordar ficará com muito mais fome ao longo da manhã, sendo atraído por alimentos mais calóricos e comendo, naturalmente, mais.
Exemplos de pequenos almoços equilibrados:
- 1 copo de leite + 1 pão com fiambre + 1 copo pequeno de sumo de laranja
- 1 taça de leite com cereais + 1 peça de fruta
- 1 taça de leite com cereais + 1 peça de fruta
- 1 taça de iogurte com fruta aos pedaços + 4 bolachas pouco doces (Maria, torrada, água e sal ou integral).
A receita é simples: um pequeno almoço completo compreende alimentos de três dos quatro grupos seguintes: cereis e derivados, legumes e frutos, leite e derivados e carne ou equivalentes.
Sempre que possível, varie os alimentos, mas sobretudo, nunca saia de cada sem tomar o seu pequeno almoço!
Texto de João Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário