Há passos que você pode seguir para melhorar sua saúde e reduzir o risco de doença cardiovascular. Está aqui uma abordagem em três frentes, para garantir que você permanece saudável do coração para os próximos anos.
Mantenha a sua percentagem de gordura corporal nos níveis normais
Se não queimar o excesso de gordura ela acaba por se ir acumulando no seu sistema. Esse excesso acaba por se depositar nas suas artérias, nos vasos sanguíneos que transportam o sangue do seu coração para outras partes do seu corpo, restringindo o seu fornecimento de sangue.
Quando isso acontece, o coração precisa trabalhar horas extras para se certificar que os seus órgãos e músculos obtêm o seu suprimento necessário de oxigênio. A pressão acumula-se nas artérias pois o sangue fica com menos espaço para passar. Esta condição é o que é comumente conhecida como hipertensão, que aumenta o risco de ataque cardíaco e é a principal receita para doenças cardíacas nos homens e nas mulheres.
Conheça os seus números
Deve monitorizar regularmente a sua pressão arterial, colesterol ( tanto o HDL , como o LDL), índice de massa corporal (IMC) e os níveis de triglicéridos, e a percentagem de gordura . Alguns deles, como o seu peso, IMC e ainda a sua pressão arterial , você pode monitorizar na sua própria casa, com equipamentos de baixo custo. Para o restante, pode e deve consultar o seu médico.
Discuta seus resultados com o seu médico e fale com ele sobre o que você pode fazer para que os seus números voltem para o intervalo normal da sua faixa etária, ou manter os números se dentro da faixa normal, ou mesmo melhorá-los para valores ótimos.
Regule seus padrões de sono
O European Heart Journal descobriu que aqueles que dormem menos de seis horas por noite têm um risco 48% maior de desenvolver doença cardíaca e um risco 15% maior de sofrer de um acidente vascular cerebral em algum momento de suas vidas.
Você pode pensar que, quanto mais você dorme, mais você estaria protegendo seu coração. Errado! O mesmo jornal também menciona que dormir mais de nove horas por noite aumenta o risco de doenças cardíacas em 38% e o seu risco de derrame em 65%. Isso coloca a duração do sono ideal entre sete a oito horas de sono ininterrupto todas as noites.
Especialista do sono Phyllis Zee, explica que dormir sete a oito horas de sono todas as noites ajuda a regular o seu batimento cardíaco, o que diminuirá o stresse do seu coração. Além disso, a falta de sono contribui para a doença cardíaca indiretamente, descontrolando a sua produção de hormonas, levando à obesidade e diabetes tipo 2 .
Cuide de si e da sua saúde, pois sem saúde não vale a pena viver.
Texto de João Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário