segunda-feira, 1 de abril de 2013

Pare de fumar!


Nunca é tarde demais para mudar os seus hábitos para uma vida mais saudável.

Saiba que o perigo do tabaco advém não só da nicotina que contém, como igualmente de outros produtos tóxicos libertados pelo fumo. O tabagismo é sobretudo grave pela intoxicação crónica que pode originar. Milhares de pessoas morrem anualmente com cancro do pulmão em resultado do consumo excessivo e prolongado do tabaco.

Para além disso, o fumo do cigarro é também responsável por outra doença onerosa, a bronquite crónica, com a consequente falta de ar e a incapacidade daí resultante, bem como da mortalidade que pode provocar.

A inalação do fumo do cigarro pode em alguns segundos multiplicar por dois ou três a resistência das vias aéreas devido a um espessamento da mucosa destas.

O tabaco pode ainda contribuir para a aterosclerose (aumento das gorduras no sangue) e as suas manifestações como angina de peito, a morte súbita e a trombose, bem como para outras afeções de que a gastrite (inflamação do estômago), a úlcera do estômago e do duodeno e certas doenças nervosas.

A afinidade de hemoglobina para o óxido de carbono é aproximadamente 200 a 300 vezes maior que para o oxigénio. Desse modo, a presença de óxido de carbono, embora em pequenas quantidades, reduz significativamente a capacidade de transporte do oxigénio para o sangue.

Esta concentração de óxido de carbono no sangue pode não parecer ter grandes repercussões em repouso, desde que seja inferior a 10%. Durante o esforço, a situação altera-se, podendo surgir perturbações no decorrer da atividade física.

A diminuição da capacidade de transporte de oxigénio ocasiona uma perda da mesma importância na possibilidade de obtenção de resultados atléticos, durante a realização de exercícios intensos.

Isto não se verifica em repouso, mas logo que a ventilação pulmonar aumenta devido ao esforço físico, o acréscimo de resistência das vias aéreas dificulta a ventilação. Esta diminuição da ventilação pode, por sua vez, reduzir a chegada de oxigénio ao nível dos alvéolos o que perturba as trocas respiratórias com uma consequente quebra de oxigenação dos tecidos.

O exercício físico regular e sistémico pode contribuir para o reforço dos hábitos saudáveis entre os não fumadores e, pelas alterações fisiológicas limitativas das possibilidades atléticas, ajudando os praticantes fumadores a espaçarem os cigarros tendendo para o seu abandono.

Já parou para pensar no dinheiro que pouparia se deixasse de FUMAR?
 
Ao constatar estes dados, por que espera? Deixe de fumar e viva mais e melhor!

A Personal Trainers Algarve ajuda-o(a) a viver com mais qualidade aderindo a um programa de treinos acompanhado e motivante resultando num estilo de vida bem mais saudável. O seu vício passará a ser outro!

 
Texto de Dora Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário