domingo, 14 de abril de 2013

A importância dos antioxidantes

Os efeitos dos antioxidantes em relação à prevenção de doenças crónicas têm sido estudados há alguns anos. Essas pesquisas mostram os seus benefícios em doenças cardiovasculares, em numerosos tipos de cancro e em processos associados ao envelhecimento.
 
A função destes alimentos é combater os chamados radicais livres, que afetam negativamente o organismo e são produzidos naturalmente pela respiração e produção de energia, por exemplo.
 
Os radicais livres podem ser originados não só de processos endógenos, mas também por fatores exógenos, como poluição, hábito de fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, ou ainda, por uma nutrição inadequada. O excesso destes radicais livres no organismo é combatido pelos antioxidantes que podem ser obtidos através da alimentação.
 
10 alimentos antioxidantes importantes:
 
Cacau - presente em grandes quantidades no chocolate amargo. Rico em polifenóis, substâncias antioxidantes benéficas à saúde do coração e para a circulação.
 
Cenoura - fonte de betacaroteno um pigmento natural, também conhecido como pró-vitamina A. Atua no retardamento do envelhecimento precoce. O betacaroteno pode ser encontrado em forma de cápsulas.
 
Chá verde - preparado através da infusão da planta Camellia sinensis, é fonte de catequinas que apresentam uma importante ação antioxidante. Evita danos celulares que promovem a iniciação do desenvolvimento de tumores.
 
Açafrão - Fonte de curcumina, protege contra doenças cardiovasculares e também contra a iniciação e o desenvolvimento de tumores.
 
Frutas cítricas - como laranja, limão e tangerina, são fontes de vitamina C que atua no retardamento do envelhecimento precoce.
 
Linhaça - fonte de ômega 3 que apresenta ação vasodilatadora e inibe a agregação plaquetária, que previne doenças cardiovasculares.
 
Oleaginosas - fontes de gorduras insaturadas, vitaminas e minerais. Atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, cancro e combatem o envelhecimento precoce.
 
Óleo de coco - rico em vitamina E, que atua na diminuição do processo de envelhecimento das células, e na proteção das doenças crónicas não transmissíveis como cancro e doenças cardiovasculares.
 
Sumo de uva integral - fonte de resveratrol, um poderoso antioxidante presente na casca da uva. Atua "varrendo" os radicais livres do organismo, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
 
Tomate - fonte de licopeno, um antioxidante da família da vitamina A. O seu consumo está relacionado com a redução do risco de desenvolvimento de cancro da próstata, pulmão e estômago. O licopeno também pode ser encontrado em cápsulas.
 
 
Texto de João Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário