O magnésio é o quarto mineral mais abundante no nosso corpo. É também um eletrólito, muitas bebidas desportivas gabam-se de o conter nas suas composições para além do sódio e potássio, já que durante a prática de exercício físico, ao suarmos, perdemos estes eletrólitos que têm de ser repostos pela ingestão de bebidas para o efeito, a fim de evitar as cãibras, muito associadas à deficiência de magnésio.
Contudo, este mineral faz muito mais que isto, acredite!
Primeiro, precisa perceber que os eletrólitos são o que nos permitem sobreviver do ponto de vista elétrico. Eles são responsáveis por toda a atividade elétrica no corpo, sem o magnésio os nossos músculos não conseguiriam "disparar", o nosso coração não poderia bater e seu cérebro não receberia quaisquer sinais!
Quase todos nós temos sintomas de deficiência de magnésio: tensão arterial elevada; ansiedade; depressão, insónia, fadiga, etc. mas não nos apercebemos disso porque estes sinais são bastante comuns e nunca são captados pelo nosso "radar", nem por vezes, pelos médicos.
Para evitar potenciais efeitos provocados pela deficiência de magnésio procure incluir alimentos que possam fornecer esse nutriente à sua dieta e/ou opte por um suplemento alimentar. Com certeza irá notar a diferença em pouco tempo.
Texto de Tiago Gago
Sem comentários:
Enviar um comentário