segunda-feira, 27 de abril de 2015

A prática de exercício físico para além da perda de peso

A prática regular de exercício físico é recorrentemente associada a fatores de saúde que se relacionam com a obesidade e perda de peso e todas as consequências que advêm dessa situação.

Mas existem muitos mais benefícios, para além desses, que merecem ser do conhecimento do público em geral e que são tão, ou mais importantes, em situações específicas.

Fique então a saber:

- Aumenta a criatividade;

- Afasta as alergias;

- Aumenta a fertilidade;

- Torna-o(a) mais perspicaz;

Se isto, por si só, não fosse já suficiente… perceba que irá ainda fazer com que poupe dinheiro, isso mesmo! Especialmente em gastos com a saúde, vários estudos demonstraram que por cada dólar (estudos americanos) investido em praticar exercício físico resulta numa poupança de 2,71 dólares em gastos com a sua saúde.

Se adicionar a isto o aumento da sua fertilidade, torná-lo(a) num(a) melhor amante e que não o(a) faz parecer só mais novo(a), mas que o(a) torna realmente mais novo(a), está encontrado um dos segredos mais conhecidos por sinal, para a felicidade e bem-estar.

Agora é só começar a treinar!


Texto de Tiago Gago

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Musculação ou Cárdio para atingir os seus objetivos?

Garantir que o tipo de treino utilizado é o mais adequado para o alcance dos objetivos deverá ser uma prioridade para qualquer praticante. Muitas pessoas, quando iniciam o seu processo de treino, cometem erros que comprometem a sua evolução, motivação e em último caso podem até contribuir para uma lesão.

A Personal Trainers Algarve enumera algumas linhas de orientação que podem ajudar a perceber qual o tipo de treino que mais se adequa aos seus objetivos.

Pretende perder massa gorda e ganhar massa muscular?
Dê prioridade ao treino de força com pesos complementando-o com treino cardiovascular. Um protocolo de treino intervalado que inclua alguns sprints poderá acelerar os resultados.

Aspira percorrer longas distâncias ou pretende aumentar a sua resistência cardiovascular?
Dê prioridade ao treino cardiovascular e inclua alguns sprints por semana para melhorar a sua performance. Complemente o seu treino com musculação para evitar desequilíbrios musculares ou lesões.

Quer manter-se saudável e prevenir o envelhecimento do seu corpo?
O treino com pesos irá aumentar a sua força, resistência, mobilidade, coordenação e melhorar o seu metabolismo. Ao acrescentar uma atividade cardiovascular poderá melhorar a saúde e a eficácia do seu coração. No entanto, está comprovado que treinando com pesos sob a forma de circuito (sem pausas), poderá também melhorar substancialmente a sua saúde cardiovascular.

Deseja prevenir complicações metabólicas como a diabetes, colesterol ou hipertensão?
Diversos estudos comprovam uma eficácia cada vez maior do treino de musculação na prevenção deste tipo de problemas. Como tal, dê prioridade ao treino com pesos para melhorar a sensibilidade à insulina, diminuir concentração dos triglicéridos e HDL, baixar a sua pressão arterial e melhorar a sua composição corporal. Complemente este tipo de treino com o treino cardiovascular moderado para uma prevenção mais eficaz de doenças crónico-degenerativas.

Como pode comprovar, o treino de musculação é cada vez mais recomendado e assume cada vez mais protagonismo no alcance de diferentes tipos de objetivos. No entanto, é um tipo de treino complexo e abrangente. Por isso, a Personal Trainers Algarve recomenda que recorra a um profissional experiente e habilitado para gerir a aplicação correta das cargas e intensidade, a velocidade de execução, o descanso (ou ausência deste) entre séries para garantir uma maior segurança e realização dos seus objetivos.

Como habitualmente, fazemos questão de referir que seguir uma dieta equilibrada e um estilo de vida saudável serão igualmente importantes para que se sinta realizado(a) com os seus resultados.

Bons treinos!



Texto de Gonçalo André

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Noites mal dormidas e os seus perigos para a saúde

Segundo a revista Visão, os compromissos profissionais, o stress e os problemas pessoais são muitas vezes apontados como causas para a privação de sono. No entanto, embora os sinais de exaustão desapareçam depois de um sono reparador, algumas das sequelas ficam.

Conheça aqui os riscos que corre e analise a qualidade do seu sono através de um teste da Associação Portuguesa do Sono.
Uma noite sem dormir (o suficiente, pelo menos):
Mais fome - A função digestiva e as necessidades alimentares alteram-se, aumentando a vontade de comer em grandes quantidades. Os alimentos processados (ricos em açúcares e gorduras saturadas) são os preferidos.
Mais predisposto a ter um acidente – o cansaço é uma das principais causas da sinistralidade rodoviária. Segundo a Associação Portuguesa do Sono (APS), 12% dos automobilistas portugueses já adormeceram ao volante.
Menos sociável - privação de sono também afeta o humor. O cansaço extremo leva ao aumento da irritabilidade, prejudicando as relações no emprego e em casa.
Menos bonito - a importância do "sono de beleza" é real. Uma noite sem sono torna as pessoas menos atraentes. As conclusões são de um estudo do Instituto Médico Karolinka de Estocolmo, na Suécia.
Sistema imunitário enfraquecido - durante o sono, são produzidas proteínas que atuam no sistema imunitário. De acordo com a Universidade Carnegie Mellie, basta dormir menos de sete horas para que o risco de contrair gripe triplique.
Perda de tecido cerebral - um estudo publicado na revista SLEEP afirma que basta "fazer uma direta" para que o cérebro apresente sinais da perda de tecido.
Concentração e memória afetadas - a exaustão afeta a concentração e a privação de sono impede a consolidação da memória. As conclusões são da Universidade de Harvard, que aponta a falta de descanso como principal causa para a dificuldade em reter informação.
Diminuição do apetite sexual - a falta de energia, a sonolência e a apneia do sono são algumas das causas da diminuição da líbido em ambos os sexos.
Várias noites com descanso deficitário:
Aumento do risco de se tornar obeso - durante o sono, o organismo reduz a produção de grelina (hormona responsável pela vontade de comer) e aumenta a segregação de leptina, aumentando a sensação de saciedade. Para compensar este desequilíbrio, aumenta-se a ingestão de alimentos.
Aumento do risco de contrair alguns tipos de cancro - se dormir menos de seis horas por noite, o risco de contrair cancro colorretal, por exemplo, aumenta em 50 por cento. Também a predisposição para o cancro da mama é maior nas mulheres que têm um descanso deficitário.
Risco de ter diabetes aumenta - dormir pouco (ou demasiado) está ligado ao desenvolvimento de doenças crónicas como a diabetes tipo-2. As conclusões são de um estudo de 2013, elaborado pelo Center for Disease Control and Prevention de Atlanta, nos Estados Unidos da América.
Aumento do risco de doenças cardíacas - enfarte do miocárdio, insuficiência cardíaca, arterosclerose, arritmia cardíaca e hipertensão são alguns dos problemas apontados pela Harvard Health Publications e por um estudo da Faculdade de Medicina de Warwick, no Reino Unido.
Saúde da pele prejudicada - quando não dorme, a secreção de cortisol aumenta. Em excesso, a concentração de cortisol enfraquece o colagénio, diminuindo a elasticidade e o brilho natural da pele.
Depressão - as insónias, associadas a outros distúrbios de sono, são um dos principais sintomas de depressão. A doença afeta cerca de 20 por cento dos portugueses.
Por todas estas razões, a Personal Trainers Algarve aconselha-o(a) a dormir o suficiente e com qualidade!

Texto de Rui Madeira

quinta-feira, 16 de abril de 2015

A respiração na prática de exercício físico

A respiração é um ato, muitas vezes descurado quando se trata de treinar, mas de extrema importância já que o seu domínio pode representar um aumento da performance e eficiência muscular.

Ao treinarmos os músculos inspiratórios estamos a contribuir para aumentar a capacidade dos nossos pulmões e contribuindo para melhorarmos a nossa prestação em atividade de caráter predominantemente aeróbio.

Os exercícios aeróbios são fantásticos para melhorarmos esse padrão, ao respirarmos mais depressa e mais profundamente maximizamos a quantidade de oxigénio no sangue, fazendo com que este chegue em maior quantidade às células para a concretização da respiração celular.

Mesmo que treine sem ter como objetivo a melhoria da respiração irá ter benefícios a esse nível.

Um conhecimento da participação muscular no ciclo respiratório é também bastante importante quando quer potenciar a execução de certos exercícios.

Existem então várias razões para treinar e melhorar a sua respiração. Agora "respire" a prática de exercício.



Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Top 3 das tendências do Fitness em 2015

Uma pesquisa feita anualmente pela ACSM (American College of Sports Medicine) revela as tendências do Fitness a nível mundial. Vamos falar aqui das três primeiras:
 
Treino com o Peso do Corpo
Vamos treinar com o que andamos no dia a dia, o nosso corpo, não é preciso grandes máquinas ou equipamentos super sofisticados e modernos para ficarmos em forma. O peso do nosso corpo e o mínimo de equipamento (como uma tolha ou um colchão), é suficiente para conseguirmos estimular todo o nosso aparelho músculo-esquelético e conseguir melhorar a performance para o nosso dia a dia, ou mesmo, para o nossos treinos mais específicos. Vamos voltar ao básico, sentar e levantar, puxar e empurrar, rodar ou manter. Variando o estímulo do exercício através da intensidade com a velocidade de execução, impacto, descanso ou a frequência, conseguimos chegar aos objetivos pretendidos só com o nosso corpo.
 
Treino Intervalado de Alta Intensidade (HIIT)
O HIIT envolve intervalos curtos e intensos de exercícios, seguidos de pequenos períodos de recuperação ou descanso. Estes programas, em geral, têm uma duração de 30 minutos. Há vários estudos que demostram resultados atingidos mais rapidamente com este método porque o nosso corpo fica em constante adaptação aos estímulos que são dados. Agora, também é preciso ter atenção, porque é necessário ter já alguma preparação física para realizar esforços tão intensos. Fale com o seu Personal Trainer para adaptar a intensidade ao seu nível de treino, há que ser sensato.
 
Profissionais do Fitness Qualificados
Aqui é onde os profissionais da Personal Trainers Algarve encaixam que nem uma luva. Uma equipa de profissionais qualificados e em constante formação, na área da Educação Física e Desporto, Ciências do Desporto e do Fitness para lhe oferecer o que de melhor sabemos fazer, ou seja, ajuda-lo(a) a treinar o seu corpo por fora e por dentro para que sinta bem e que consiga ter sucesso, ser saudável e principalmente ser feliz.
 
Fale connosco e mude a sua vida para melhor!
 
 
Texto de Alice Relógio
 

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Bolhas nos pés e unhas negras

As bolhas nos pés e unhas negras são bastante frequentes em pessoas que realizam corridas e caminhadas frequentes.

A primeira situação resulta da fricção da pele com a sapatilha e carateriza-se pela formação de uma bolha com acumulação de líquido, já a segunda situação, tem a ver com o embate repetido da unha do pé com o fundo da sapatilha.
As bolhas nos pés podem ser bastante dolorosas no decorrer da corrida e marcha, se quiser continuar a realizar a prova, eventualmente terá de optar por furar a bolha com uma agulha esterilizada, para que o líquido possa sair e depois desinfetar o local.
 
Já no caso das unhas negras esta situação não é impeditiva durante a prova, sendo que a dor e unha negra surgem após o terminar da corrida, aqui o importante será a prevenção através da utilização de um calçado com espaço suficiente entre os dedos dos pés e o fundo do mesmo.

Para evitar o surgimento de novas bolhas nos pés é importante perceber o que está a causar essa situação e a utilização de um calçado diferente e umas meias mais adequadas à atividade parece resultar.

Bons treinos!

Texto de Tiago Gago

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Magnésio

O magnésio é o quarto mineral mais abundante no nosso corpo. É também um eletrólito, muitas bebidas desportivas gabam-se de o conter nas suas composições para além do sódio e potássio, já que durante a prática de exercício físico, ao suarmos, perdemos estes eletrólitos que têm de ser repostos pela ingestão de bebidas para o efeito, a fim de evitar as cãibras, muito associadas à deficiência de magnésio.

Contudo, este mineral faz muito mais que isto, acredite!

Primeiro, precisa perceber que os eletrólitos são o que nos permitem sobreviver do ponto de vista elétrico. Eles são responsáveis por toda a atividade elétrica no corpo, sem o magnésio os nossos músculos não conseguiriam "disparar", o nosso coração não poderia bater e seu cérebro não receberia quaisquer sinais!

Quase todos nós temos sintomas de deficiência de magnésio: tensão arterial elevada; ansiedade; depressão, insónia, fadiga, etc. mas não nos apercebemos disso porque estes sinais são bastante comuns e nunca são captados pelo nosso "radar", nem por vezes, pelos médicos.

Para evitar potenciais efeitos provocados pela deficiência de magnésio procure incluir alimentos que possam fornecer esse nutriente à sua dieta e/ou opte por um suplemento alimentar. Com certeza irá notar a diferença em pouco tempo.

 
Texto de Tiago Gago


quinta-feira, 2 de abril de 2015

I Faro Fitness -inscreva-se já!

O maior evento de Fitness do Algarve é já no próximo dia 16 de Maio, pelas 9h, no Pavilhão da Penha, em Faro.

Os Ginásios e Health Clubs de Faro juntaram-se para organizar um dia diferente, com 24 aulas completamente distintas para que possam ter várias experiências neste dia dedicado à atividade física.

Aproveitem para garantir já o vosso lugar por apenas 15€. Podem escolher 8 aulas, e recebem uma t-shirt do evento e uma welcome drink na nossa Night Party!

As aulas têm um número de participantes limitado, como tal, procedam já à vossa inscrição garantindo as primeiras opções.

Atenção: inscrição conjunta de 6 ou mais pessoas recebem uma inscrição grátis.

Informem-se e inscrevam-se já junto do vosso instrutor aproveitando estas condições especiais!
 
Vamos pôr Faro a mexer!


Texto de Cláudio Mocho