quinta-feira, 24 de julho de 2014

Será boa ideia treinar com o estômago vazio?

A procura por soluções milagrosas que nos façam atingir os resultados que pretendemos mais rapidamente são bastante recorrentes.

Nesse sentido, a ideia de fazer exercício em jejum é ainda vista por muitos como um grande aliado, porque assenta na crença que assim recorríamos mais rapidamente às reservas de gordura para produzir energia e inevitavelmente perderíamos peso mais rapidamente.

Contudo, esta situação não é tão simples quanto parece ser. Se nos exercitarmos com o estômago vazio os níveis de glicose estão baixos e durante um treino intenso o corpo requer energia rápida, o nosso organismo irá começar a poupar as nossas reversas para manter as funções básicas vitais em detrimento da contração muscular. Logo, é necessário diminuir a intensidade do exercício. Então, se o nosso objetivo é ter um gasto calórico significativo compensará esta situação? Em nossa opinião não!

Isto leva também a que a utilização das proteínas para a produção de energia seja mais solicitada, ou seja, compromete em grande medida a quantidade de massa muscular do seu corpo e é sabido que esta é uma grande aliada na perda de peso. Basta imaginar que grande parte da energia é utilizada a nível muscular, logo, músculos mais pequenos requerem menos energia. Não queremos isto, de todo.

Os níveis baixos de glicémia podem ainda originar situações de grande mau estar, tonturas, e mesmo uma síncope.

Assim, a Personal Trainers Algarve sugere que se alimente adequadamente uma hora e meia a duas horas antes do treino. Irá certamente metabolizar menos gordura mas no final os benefícios serão maiores.


Texto de Tiago Gago

Sem comentários:

Enviar um comentário