quarta-feira, 9 de julho de 2014

A importância da hidratação

Todos nós sabemos a importância de se manter hidratado, que ajuda a evitar a insolação, que melhora a recuperação muscular após um treino e mantém a temperatura do corpo. Mas você sabia que a hidratação também é importante para o bom funcionamento do seu cérebro?

O corpo humano é composto por mais de 70% de água. Só o oxigênio é mais importante para a nossa sobrevivência. Então, se a água é tão importante, por que temos nós que nos lembrar de beber?

A boca seca, dor de cabeça e tonturas são sintomas que podem estar alertando o seu corpo para falta de líquidos, bem como a redução da urina (quanto mais escura mais desidratação).

A maioria das pessoas bebe somente quando sente sede. Infelizmente, muitas vezes é demasiado tarde.

Envelhecer complica as coisas ainda mais. Como o nosso corpo, os nossos recetores de sede também diminuem à medida que envelhecem. Isso faz com que as pessoas mais velhas sejam ainda mais suscetíveis à desidratação.

Quando o nosso corpo não tem água, as células murcham e não funcionam tão eficazmente. Quando isso acontece as células do cérebro não podem comunicar umas com as outras e com a mesma velocidade.

A Organização Mundial da Saúde refere que adultos homens devem ingerir 1L de água por cada 30Kg, enquanto uma mulher adulta por cada 25Kg deve beber 1L de água.


Dicas para manter-se hidratado(a):
 
- Encher uma garrafa de água de 1,5l e beber até a hora de almoço;

- Evite bebidas com álcool, pois o álcool desidrata;

-Coma alimentos hidratantes, como melancia, melão, morango, kiwi, frutas cítricas, tomate e abacaxi. Todos esses alimentos são ricos em conteúdo de água - além de que você receberá alguns antioxidantes e vitaminas extras.

 

Texto de João Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário