Existem muitas dúvidas associadas a este tema controverso entre os praticantes de musculação, nomeadamente, se realmente existem abdominais inferiores e quais os melhores exercícios para tonificar esta zona crítica do abdómen, que para muitos, são símbolo de boa forma física, saúde e vigor.
Por um lado, é verdade que só existe um único músculo responsável pelo aclamado "six pack". O recto do abdómen que se estende desde o esterno e costelas até à zona púbica.
É também verdade que todo este músculo é ativado na maioria dos exercícios de abdominais. No entanto, é possível e aconselhável dividir o trabalho de abdominais em duas secções: fibras abdominias mais superiores (acima do umbigo) e fibras mais inferiores (abaixo do umbigo). Por isso, quando se trabalha esta zona, deve-se treinar o corpo em diferentes posições e ângulos.
As fibras mais inferiores, são responsáveis por manter uma postura adequada. Este tipo de fibras, nos dias de hoje, registam uma predisposição para estarem mais enfraquecidas devido, não só a más práticas de treino, como aos novos estilos de vida carterizados pelo excesso de horas passadas na posição sentada e más posturas adotadas no trabalho e em casa, nomeadamente com a cabeça, ombros e tronco flexionados para a frente provocando tensão nas fibras mais superiores.
É precisamente este tipo de fibras que institivamente mais são trabalhadas pelos praticantes com o objetivo de alcançar uma barriga firme e bem desenhada recorrendo excessivamente aos clássicos crunches, entre outros...
Assiste-se muitas vezes a uma má seleção de exercícios que podem provocar desiquilibrios musculares que alteram a posição neutra da coluna e que a longo prazo podem conduzir à perda de performance, desconforto, patologias e até inatividade.
Pode realizar este simples teste: Deitado de barriga para cima, com os joelhos fletidos a 90º, mãos sobre as cristas iliacas, cotovelos fora do chão e cabeça apoiada no chão. A partir desta posição tente elevar as pernas em direção ao teto. Se não conseguir trazer os joelhos em direção à cabeça ou tiver que colocar os cotovelos no chão ou levantar a cabeça para realizar o teste, significa que tem esta zona fraca.
Também pode utilizar este movimento como exercício para fortalecer a zona referida.
Outra opção será o convencional "leg raise" que consiste na posição de deitado, com as pernas elevadas, trazendo um calcanhar de cada vez em direção ao chão antes de arquear e perder a estabilidade na zona lombar.
Em suma, o reto abdominal é um músculo apenas mas as fibras mais infeiores, conhecidas como "abdominais inferiores" podem ser ativadas através de exercícios específicos para esse fim.
Então, na opinião da Personal Trainers Algarve, os abdominais, ao envolverem uma estrutura de suporte vital do corpo humano como a coluna, para serem trabalhados de forma segura requerem um trabalho adequado à condição física do praticante e devem respeitar um programa prescrito por um profissional, para além de se adotar um estilo de vida saudável.