Comuns entre quem pratica atividade física intensa, as câimbras podem ser evitadas através de uma dieta rica em minerais e muitos alongamentos, garantem os especialistas.
Se elas apareceram sem um histórico prévio, o ideal é consultar um médico para excluir causas mais sérias.
A perda de sódio e líquidos e a deficiência de potássio e cálcio são as causas mais frequentes das câimbras. Para repor esses minerais o indicado é a ingestão de alimentos ricos em ambos, como a banana, sumo de laranja, leite, brócolos, couve, entre outros.
Para prevenir o problema, entretanto, as melhores dicas são beber muitos líquidos para ficar hidratado durante o exercício, repor níveis de sódio durante os intervalos com uma bebida isotónica, assegurar uma recuperação nutricional adequada (particularmente para o sal) e descansar os músculos após um treino intenso.
Quando as câimbras aparecerem durante um exercício ou competição, o ideal é alongar o membro comprometido e massajar a área esfregando-a.
Essas medidas ajudam a aliviar a dor, auxiliam no estímulo à corrente sanguínea e ao movimento de líquidos na área.
Por último, a Personal Trainers Algarve aconselha também a descansar e reidratar o organismo com bebidas que contenham eletrólitos e particularmente, sódio.
Texto de João Martins
Sem comentários:
Enviar um comentário