quinta-feira, 29 de maio de 2014

A importância do pequeno almoço

Já todos ouvimos falar muitas vezes, em como é importante ter um bom pequeno almoço. A razão é simples: depois de muitas horas em jejum, o organismo precisa de ser alimentado para ter nutrientes e energia para enfrentar um dia de atividade, seja profissional ou escolar.

Sabia que se o pequeno almoço for omitido, entra-se num período de jejum de 14 ou mais horas, provocando uma diminuição do metabolismo, na tentativa de o organismo preservar as suas reservas energéticas?

Tal como qualquer outra máquina que não funciona sem energia, também nós não funcionamos se não comermos. E se não tomarmos o pequeno almoço o nosso corpo vai obter energia à nossa massa muscular degradando-a.

Um bom pequeno almoço fornece uma porção considerável de substâncias nutritivas e aumenta os níveis energéticos, permitindo uma melhor atitude face à escola ou ao trabalho.

O pequeno almoço quebra o jejum e aumenta bruscamente o metabolismo. Se saltar esta refeição, está a contribuir para a "poupança" energética, além disso, quem não come ao acordar ficará com muito mais fome ao longo da manhã, sendo atraído por alimentos mais calóricos e comendo, naturalmente, mais.

Exemplos de pequenos almoços equilibrados:
- 1 copo de leite + 1 pão com fiambre + 1 copo pequeno de sumo de laranja
- 1 taça de leite com cereais + 1 peça de fruta
- 1 taça de iogurte com fruta aos pedaços + 4 bolachas pouco doces (Maria, torrada, água e sal ou integral).

A receita é simples: um pequeno almoço completo compreende alimentos de três dos quatro grupos seguintes: cereis e derivados, legumes e frutos, leite e derivados e carne ou equivalentes.

Sempre que possível, varie os alimentos, mas sobretudo, nunca saia de cada sem tomar o seu pequeno almoço!

 
Texto de João Martins

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Beber água às refeições?

A resposta é, não só pode, como deve. A água não tem calorias, o mesmo não se pode dizer de "águas de sabores" ou refrigerantes.
 
Contudo, se beber bastante água (mais de 300 ml) junto com alimentos pode dilatar o estômago, dando a sensação de inchaço. Isto porque, como os alimentos exigem digestão e permanecem mais tempo no estômago, juntamente com a água formam um grande volume alimentar.

Por outro lado, uma ingestão moderada de água à refeição (entre 200 a 300 ml) tem vantagens, nomeadamente, humedece o bolo alimentar, facilitando a sua passagem ao longo do intestino, logo, combate a obstipação (prisão de ventre), permite formar um bolo alimentar mais volumoso, dando sinal ao nosso cérebro de que estamos saciados com mais facilidade.

Ainda assim, a Personal Trainers Algarve recomenda que a ingestão maioritária de água seja feita fora das refeições para que seja rapidamente absorvida e cumpra realmente uma função de hidratação.
 
 
Texto de João Martins

sexta-feira, 23 de maio de 2014

1ª Marcha Corrida SPEM - Faro 2014

A 1ª Marcha Corrida a favor da Sociedade Portuguesa de Esclerose Multipla (SPEM), realiza-se já no próximo dia 31 de Maio de 2014 (sábado).

A Personal Trainers Algarve irá colaborar com a organização da prova e estará também no aquecimento da mesma.
A prova iniciar-se-á pelas 9:30 com partida junto ao Teatro das Figuras, em Faro e terá um percurso de 5Km e de 10Km junto à Ria Formosa. 

As inscrições terão um custo de 5€ (com data limite de inscrição até 26 Maio 2014) e o valor recolhido reverterá na sua totalidade para a SPEM.
 
Mais informações em: faro-geral@spem.pt     289829268 / 938232957

Junte-se a nós nesta causa, contribua e ajude quem mais precisa!

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Esclerose Múltipla e o exercício físico

Muitas vezes não praticamos exercício físico porque não sabemos os seus benefícios e por desconhecimento do exercício certo para determinada patologia. Com este artigo o que a Personal Trainers Algarve pretende é clarificar a importância do exercício em pessoas portadoras de esclerose múltipla (EM).
 
A EM é uma doença degenerativa progressiva que compromete o sistema nervoso central (medula e encéfalo), de caraterística inflamatória crónica e provavelmente autoimune.

Atua sobre a bainha de mielina que envolve os axónios no neurónio, local onde ocorre a condução do impulso nervoso, incapacitando o individuo de realizar movimentos motores com destreza, pois se a bainha de mielina estiver lesada ou destruída, os impulsos nervosos ficarão mais lentos e, em alguns casos, interrompendo a sua transmissão, gerando a imobilidade parcial ou total.

A suscetibilidade genética e a influência ambiental talvez sejam responsáveis pelo aparecimento dos primeiros surtos. Até ao momento, não existe cura para a mesma, atingindo homens e mulheres numa faixa etária entre os 20 e os 50 anos.

Indicações de exercícios físicos para pessoas com esclerose múltipla
O conhecimento científico sobre a prática de exercícios físicos para pessoas com EM avançou significativamente nas últimas duas décadas. Nesse período, vários autores passaram a considerar a participação de pessoas com EM em programas que envolvessem exercícios em meio aquático, com cicloergómetros e com exercícios resistidos.

Entretanto, nessa perspetiva, os diferentes tipos de progressão da EM, a sua sintomatologia variada e os diferentes graus de incapacidade dificultam a elaboração de guias e padronizações para a orientação de exercícios para essa população. No entanto, os estudos mostram que indivíduos com leve a moderado grau de treino podem beneficiar-se com programas de exercícios físicos similares àqueles existentes para a maioria da população, de acordo com as orientações do American College of Sports Medicine (ACSM) (POLLOCK et al, 1998).

Considerando o crescente número de pesquisas com exercícios físicos para pessoas com EM e sua consequente indicação para a promoção de saúde e qualidade de vida dessas pessoas, deixamos-lhes algumas diretrizes básicas que consideramos pertinentes para a orientação de exercícios físicos para essa população.

O primeiro passo, antes de iniciar qualquer programa com exercícios físicos para pessoas com EM consiste em compreender o quadro clínico do cliente. Nesse aspeto, o seu médico deve ser consultado. O mesmo poderá fornecer informações precisas acerca do estágio de progressão da doença e das especificidades do quadro clínico atual. Poderá ainda indicar dificuldades e limitações fisiológicas peculiares de cada paciente, o que pode ser fundamental para a determinação de um programa adequado de exercícios.

A segunda etapa a considerar é verificar o histórico de atividades físicas e as principais dificuldades decorrentes de incapacidades. Informações sobre a adaptação de exercícios e preferências do indivíduo por alguma atividade específica são valiosas e devem ser registadas. A prática de uma atividade prazerosa pode influenciar favoravelmente na adesão ao treino.

Por último, destacamos a necessidade de avaliação da função motora. O estabelecimento de parâmetros para avaliação pode ser útil para quantificar a evolução do cliente. A atenção ao progresso da doença é importante para a orientação de exercícios físicos para pessoas com EM.

Se houver exacerbação dos sintomas, deve-se interromper o exercício até que ocorra a sua completa remissão. Após o retorno, o treino deve ser revisto e adaptado às condições presentes.

Na presença de indivíduos com tipo progressivo, ou seja, sem remissão da doença, a meta dos treinos deverá ser de simplesmente reduzir a deterioração física e otimizar as funções remanescentes (MULCARE, 1997).

Considerando as capacidades, limitações e objetivos pessoais de cada indivíduo pode-se estabelecer o programa mais adequado de exercícios físicos. De maneira geral recomendam-se exercícios de volume e intensidade moderada, com sessões em dias intercalados que permitam sua adequada recuperação.

Ainda assim, mesmo depois de muitos estudos feitos por vários autores, continua a não ser muito conclusivo, sendo amplamente discutido sobre a forma mais adequada de como proceder com os exercícios físicos, além da avaliação de seus reais benefícios. Até ao momento, a profilaxia dos mecanismos mais básicos da doença ainda não foram plenamente esclarecidos, sendo a estratégia multidisciplinar a forma de tratamento mais indicada, englobando diversos profissionais.

Não há ainda, evidências de que o exercício físico possa ajudar a retardar o progresso da desmielinização, sendo que nenhum estudo conseguiu obter um resultado plausível na melhoria do quadro inflamatório.

Contudo, a inserção dos exercícios físicos no tratamento da esclerose é justificada por três objetivos: facilitar a realização das tarefas diárias, a manutenção ou aumento da condição neuromuscular e da condição cardiorrespiratória.

A literatura tem indicado melhorias sensíveis na mobilidade, força e tolerância ao esforço (elevação do consumo máximo de oxigênio), moderada melhoria no humor (depressão, gestão de expectativas, medos), na fadiga e nos parâmetros cognitivos. Assim, parece haver uma melhoria na qualidade de vida, havendo uma resposta motora positiva aos estímulos dados pelos exercícios.

Mesmo apresentando baixas capacidades, é fundamental que se tente manter as funções que o paciente ainda dispõe, estimulando-as ao máximo pois, desta forma, o mesmo poderá desempenhar as suas tarefas do dia a dia com mais segurança e um mínimo de autonomia.

Além disso, a EM tem como caraterística marcante a fadiga prematura, tendendo a piorar, na medida que o paciente não se mantiver em movimento. Mais ainda, o quadro clínico agrava-se na medida que ocorre uma pioria da sua condição psicológica, podendo os exercícios físicos contribuir como forma de estabelecer novos desafios, metas a serem alcançadas, tentando estimular o paciente para voltar a realizar as suas tarefas diárias.

O resultado de estudos publicados nos últimos anos, tem apontado o aspeto salutar da adoção de um estilo de vida ativo por pessoas com EM. Desse modo, esperamos que a mudança do antigo paradigma de conservação de energia facilite às pessoas com EM a exploração e reconhecimento das suas capacidades e potencialidades, possibilitando a melhoria de aspetos da sua qualidade de vida e do seu desenvolvimento pessoal.

Finalmente, entendemos como fundamental que o profissional do exercício esteja preparado para o desafio de conduzir propostas de exercício físico para esta população, estando alicerçado pelo conhecimento mais recente de sua área e atento aos novos avanços.


Texto de Dora Pinto

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Hábitos saudáveis podem prever aptidão geral até 18 anos depois!

Um recente estudo alemão, publicado na revista Psicologia do Desporto e Exercício, descobriu que os nossos hábitos de saúde e fitness presentes são uma boa maneira de prever os nossos níveis de saúde e fitness futuras.

A pesquisa sugere que as nossas inclinações atuais para levar um estilo de vida saudável podem determinar a nossa saúde em geral, quase duas décadas mais tarde.

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, Technische Universität München e as universidades de Konstanz e Bayreuth, a fim de avaliar que fatores específicos poderiam ter impacto em futuros níveis de saúde e fitnes, elaboraram um de quatro estágios modelo biopsicossocial.

A primeira fase incluiu aspetos ambientais, tais como, fundo de migração e situação socioeconómica. A segunda etapa avaliou fatores pessoais como apoio social, o sentimento de coerência e estratégias para a gestão de stress. A terceira etapa consistiu em fatores comportamentais, como tabagismo, frequência de exercícios físicos e práticas de nutrição. A quarta etapa incluiu níveis de aptidão física e saúde em geral.

Os fatores que tiveram o efeito mais profundo sobre a saúde e aptidão inicial, incluído status socioeconómico e o fundo migração, as estratégias para lidar com o stress, foram as expetativas de exercício resultado e exercício físico e hábitos alimentares.

Quando o efeito a longo prazo destes fatores foi avaliada, os pesquisadores descobriram que os hábitos de exercício físico e nutrição de base teve o efeito mais significativo sobre os participantes durante os 18 anos seguintes. Fatores como status socioeconómico e fundo migração teve um impacto mais indireto sobre os hábitos de saúde futuros.

Alexander Woll, professor do Instituto de Ciências do Desporto e do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe, disse que os resultados desta pesquisa enfatizam a necessidade de formar hábitos de promoção da saúde a partir de uma idade precoce e que esta abordagem deve ser o foco de cuidados preventivos.

Ainda tem duvidas? Comece cedo a educar os seus filhos com hábitos saudáveis e de exercício e eles vão agradecer muito no futuro. Não pense, por isto, que é tarde para começar a ter hábitos saudáveis e de exercício, pois eles de certeza que irão melhorar o seu presente e futuro.

Seja saudável, a sua saúde é a sua maior RIQUEZA.


Texto de João Martins

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Aniversário Personal Trainers Algarve

A Personal Trainers Algarve festejou, no último fim de semana, o seu sétimo aniversário!

Após uma tarde fantástica de atividade física com o Evento Fitness in Faro, reunimos clientes e amigos num jantar convívio para finalizar um grande dia!

Foram grandes momentos e bem marcantes, tanto para a equipa, como para os clientes e amigos que nos presentearam com a sua presença.

A todos eles e também aos que não puderam estar presentes neste momento, mas que nos têm acompanhado ao longo desta nossa caminhada de sete anos, os nossos sinceros agradecimentos por acreditarem em nós e no nosso trabalho.

É sem dúvida, um percurso marcante para todos nós e ficamos muito satisfeitos por conseguirmos ajudar cada vez mais pessoas!

Continuem a acreditar e a lutar pelos vossos objetivos pois é isso que realmente nos motiva e nos dá vontade de lutar ao vosso lado! As vossas metas atingidas são e sempre serão a nossa prioridade e a verdadeira essência da nossa profissão!

São sete anos fantásticos mas não queremos ficar por aqui...prometemos empenho e dedicação para nos superarmos e continuarmos a proporcionar-vos o melhor, tal como merecem.

A todos vós, família Personal Trainers Algarve, uma vez mais, o nosso muito obrigado por fazerem de nós aquilo que somos hoje.  

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Qual a postura correta em frente ao computador?

Hoje em dia, é comum as pessoas passarem horas em frente ao computador, devido a trabalho ou lazer... Às vezes, não nos damos conta de que passamos a maior parte do dia mal posicionados e completamente inconscientes da nossa postura.

A postura correta em frente ao computador é essencial para não sobrecarregar o corpo e a mente, evitando dores musculares e tornando as suas horas muito menos cansativas.

Veja abaixo alguns exemplos e dicas para melhorar sua postura:

- O encosto da cadeira deve ser adaptado à curvatura da coluna (utilize uma cadeira confortável que lhe proporcione um bom apoio lombar);

- Ombros e quadris alinhados, inclinação natural da cabeça (ajuda a reduzir a tensão na parte posterior do pescoço);

- O topo do monitor deve estar à altura dos olhos ou ligeiramente abaixo;

- O ecrã do computador deve estar entre 50 a 70 cm de distância (distância de um braço esticado);

- A inclinação do ecrã a 30º;

- A mesa deve ficar numa altura que permita que os cotovelos estejam em 90º e juntos ao corpo (importante para garantir a boa circulação sanguínea nos membros superiores).

- Os antebraços devem estar relaxados, apoiados sobre os braços da cadeira ou da mesa;

- Manter os pés apoiados no chão, formando um ângulo de 90º com as pernas (um apoio para os pés é sugerido se for necessário para promover este ângulo, por exemplo um banco pequeno ou uma pilha de livros);

- Manter um espaço entre a dobra do joelho e a extremidade final da cadeira;

- A altura do assento deve ficar abaixo da rótula do joelho;


- O "rato" deve estar próximo do teclado, ao mesmo nível e próximo do corpo;

- Punhos e mãos em posição neutra;

 

- Descanse entre 5 a 10 minutos a cada 1 hora em frente ao computador. Levante-se, mexa-se e alongue o pescoço, braços e as mãos para desfazer as tensões. Ajuda a relaxar o corpo, descansa a visão e melhora a concentração.
 
- É recomendável fazer exercícios, alongamentos e outras atividades físicas regularmente. Para isso procure orientação profissional, assim você poderá executar estas atividades de forma correta e segura.

 

Texto de Ft.Cátia Viegas
 
 

 

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Evento Fitness in Faro foi um grande sucesso!

É com enorme prazer que anunciamos que no passado sábado, o evento Fitness in Faro contou com uma enorme adesão de clientes, amigos, interessados e desconhecidos.

Foi uma tarde memorável, não só para a Personal Trainers Algarve, como também para todos os que marcaram presença e usufruíram de uma tarde bem passada, cheia de atividade física!

O evento contou com uma animada aula de Zumba, ministrada pela professora Sabrina Birra. 

Posteriormente, deu-se início ao Metabolic Workout, organizado pelo staff da Personal Trainers Algarve, o qual fez suar muito e obrigou alguns a sairem da sua zona de conforto com exercícios diversificados e dinâmicos.

Seguiu-se uma aula de Pilates dada pelo Personal Trainer Gonçalo André para recuperar com alongamentos e reforço postural e finalmente deu-se lugar a uma aula de Aqua Power, nas Piscinas Municipais de Faro, orientada novamente pela professora Sabrina Birra e em simultâneo houve um grupo de corrida pela cidade de Faro, acompanhado por elementos do nosso staff.

Nos intervalos das aulas contámos com sorteios de prémios fornecidos pelos nossos parceiros, onde nem o Presidente da Câmara de Faro deixou de marcar presença!

A nossa Fisioterapeuta Cátia Viegas esteve à disposição de quem precisasse durante todo o evento para que nada faltasse.

Para carregar baterias contámos com a fruta fornecida pela Mercearia Bio, com as bebidas e barras energéticas do nosso parceiro da Nutrend e com os fantásticos petiscos saudáveis preparados pelo nosso parceiro do Restaurante Aquarelle.
 
Todo o evento foi fotografado pela Inês Pereira, responsável pela Revista Her Ideal, onde irá ser publicada uma reportagem sobre o evento.

A todos os outros parceiros que connosco colaboraram, os que marcaram presença e os que não conseguiram estar presentes, aos nossos amigos que ajudaram com a disponibilização de material e até à Câmara Municipal de Faro, à Divisão de Desporto e ao Pavilhão e Piscinas Municipais de Faro, os nossos sinceros agradecimentos por tornarem a realização deste evento possível.
 
O nosso muito obrigado a TODOS os que participaram!
 
A Personal Trainers Algarve está orgulhosa do seu percurso efetuado até ao momento mas permanece consciente do que ainda pode alcançar, chegando e ajudando ainda mais pessoas.
 
O nosso sucesso é o vosso e vice-versa!
 
Seguiremos o nosso caminho, por todos vós!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Três conselhos para melhorar a saúde do seu coração

Há passos que você pode seguir para melhorar sua saúde e reduzir o risco de doença cardiovascular. Está aqui uma abordagem em três frentes, para garantir que você permanece saudável do coração para os próximos anos.

Mantenha a sua percentagem de gordura corporal nos níveis normais

Se não queimar o excesso de gordura ela acaba por se ir acumulando no seu sistema. Esse excesso acaba por se depositar nas suas artérias, nos vasos sanguíneos que transportam o sangue do seu coração para outras partes do seu corpo, restringindo o seu fornecimento de sangue.
 
Quando isso acontece, o coração precisa trabalhar horas extras para se certificar que os seus órgãos e músculos obtêm o seu suprimento necessário de oxigênio. A pressão acumula-se nas artérias pois o sangue fica com menos espaço para passar. Esta condição é o que é comumente conhecida como hipertensão, que aumenta o risco de ataque cardíaco e é a principal receita para doenças cardíacas nos homens e nas mulheres.

Conheça os seus números

Deve monitorizar regularmente a sua pressão arterial, colesterol ( tanto o HDL , como o LDL), índice de massa corporal (IMC) e os níveis de triglicéridos, e a percentagem de gordura . Alguns deles, como o seu peso, IMC e ainda a sua pressão arterial , você pode monitorizar na sua própria casa, com equipamentos de baixo custo. Para o restante, pode e deve consultar o seu médico.

Discuta seus resultados com o seu médico e fale com ele sobre o que você pode fazer para que os seus números voltem para o intervalo normal da sua faixa etária, ou manter os números se dentro da faixa normal, ou mesmo melhorá-los para valores ótimos.

Regule seus padrões de sono

O European Heart Journal descobriu que aqueles que dormem menos de seis horas por noite têm um risco 48% maior de desenvolver doença cardíaca e um risco 15% maior de sofrer de um acidente vascular cerebral em algum momento de suas vidas.

Você pode pensar que, quanto mais você dorme, mais você estaria protegendo seu coração. Errado! O mesmo jornal também menciona que dormir mais de nove horas por noite aumenta o risco de doenças cardíacas em 38% e o seu risco de derrame em 65%. Isso coloca a duração do sono ideal entre sete a oito horas de sono ininterrupto todas as noites.

Especialista do sono Phyllis Zee, explica que dormir sete a oito horas de sono todas as noites ajuda a regular o seu batimento cardíaco, o que diminuirá o stresse do seu coração. Além disso, a falta de sono contribui para a doença cardíaca indiretamente, descontrolando a sua produção de hormonas, levando à obesidade e diabetes tipo 2 .

Cuide de si e da sua saúde, pois sem saúde não vale a pena viver.



Texto de João Martins

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Fitness in Faro

Está a chegar o dia tão esperado!

O sétimo aniversário da Personal Trainers Algarve é festejado já no próximo sábado, dia 10 de Maio de 2014.

Teremos uma atividade mesmo à sua medida.

Preparem-se para o evento FITNESS IN FARO, a decorrer no Pavilhão Municipal da Penha em Faro a partir das 14h30 e nas Piscinas Municipais de Faro.
 
Teremos muitas surpresas para si, vai ser uma tarde de muito movimento e animação.

Horário:
14h30 - Meeting
15h00 - Zumba
16h00 - Metabolic Workout
16h45 - Pilates Clínico
17h45 - Aqua Power | City Run

Inscrições apenas 3€, aproveite e contate-nos já.

Contamos com todos para mais um grande dia!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

III Congresso de Treino Personalizado



É já este fim de semana que a Personal Trainers Algarve vai marcar presença no III Congresso Português de Treino Personalizado, que se realiza no Pavilhão dos Lombos, em Carcavelos.

A edição deste ano conta com profissionais de referência nos Estados Unidos, os quais vêm partilhar as suas ferramentas, que têm sido um sucesso!
Ser-nos-á, com certeza, uma formação bastante útil com informações e metodologias pertinentes para utilizarmos no nosso dia a dia, conseguindo ajudar-vos, cada vez mais e melhor.