quarta-feira, 30 de abril de 2014

Devemos ingerir superalimentos (ou alimentos funcionais) todos os dias

O que são superalimentos (alimentos funcionais)?

O termo superalimento é "um termo não-médico” popularizado nos mídia para se referir a alimentos, que têm propriedades de promoção da saúde, como a redução de um risco de doença ou de melhorar qualquer espeto da saúde física ou emocional.
Estes superalimentos são alimentos mais ricos em nutrientes. São como centrais energéticas, têm a melhor concentração de nutrientes facilmente digeríveis, compostos que ajudam na queima de gorduras, contêm muitas vitaminas e sais minerais que protegem e tratam o corpo.

Contêm também uma gama de outras substâncias incluindo ácidos gordos essenciais e bactérias saudáveis que ajudam o aparelho digestivo a funcionar mais eficazmente e nos protegem das doenças.
Devem ser consumidos diariamente, pelo menos dois por dia, em diferentes refeições e, de preferência, isoladamente de forma a que todos os seus nutrientes sejam devidamente absorvidos.

No entanto, apesar de serem saudáveis, atuam mais ao nível da prevenção do que da cura.
Muitos destes alimentos, para além de fazerem parte de uma nutrição saudável, ajudam também numa boa gestão do peso. Os frutos vermelhos são pouco calóricos e têm baixo teor em açúcar. Os alimentos mais gordos, como os frutos secos, são extremamente saciantes. Os que são ricos em hidratos de carbono, como a quinoa, têm um baixo índice glicémico. Proporcionam uma absorção lenta e saciam durante mais tempo.

Existem vários superalimentos, uns mais valorizados que outros, sendo que o importante é serem muito nutritivos, pouco calóricos e ajudarem o nosso organismo a funcionar melhor.

A Personal Trainers Algarve deixa alguns exemplos de superalimentos que aconselhamos a consumir :

Inhame  é uma importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais.

Rabanete estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico.

Bagas de goji para além do excelente valor nutritivo essencialmente proteico, o nutricionista refere que "os polissacarídeos são os elementos responsáveis pelo extraordinário efeito antienvelhecimento destas bagas".

Açaí é conhecido por ser energético e nutritivo ajudando, por exemplo, a repor os níveis normais do organismo depois do exercício físico. «Os efeitos antioxidantes são a característica mais notória destas bagas».

Quinoa é isenta de glúten e contém doses consideráveis de ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 e de vitaminas A, C e E, com uma forte e importante ação antioxidante.

Sementes de chia são consideradas uma das melhores fontes de ácidos gordos, ómega 3 e 6, essenciais para o bom funcionamento das células e tecidos. São ainda ricas em antioxidantes, em aminoácidos essenciais e em minerais como cálcio, ferro, fósforo, selénio, potássio, magnésio.

Existem muitos mais, o mais importante é acrescentar à nossa alimentação saudável todos dias 2 superalimentos.

 
Texto de João Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário