Um abdómen liso e tonificado costuma estar associado a uma imagem cuidada e saudável, tanto em homens como em mulheres. É um dos objetivos que os praticantes de atividade física mais perseguem, muitas vezes de forma pouco eficaz.
Cada vez há mais publicações em revistas e vídeos a circular na internet sobre o treino de abdominais. No entanto, no que toca ao treino deste grupo muscular, é recorrente ver nos ginásios tanto a realização de exercícios desadequados à condição física do praticante, como a execução incorreta dos mesmos e inclusive a realização de exercícios contraindicados, comprometendo a saúde da sua coluna no futuro.
A Personal Trainers Algarve aponta 10 dos principais motivos que o impedem de alcançar este objetivo:
Genes: algumas pessoas têm uma maior predisposição para acumular gordura na região abdominal.
Falta de sono: dormir poucas horas aumenta a produção de hormonas de stress como o cortisol que potenciam a acumulação de gordura, principalmente na região abdominal.
Excesso de stress: tal como a falta de sono, provoca a produção de hormonas que contribuem para a perda de massa magra e aumento de massa gorda.
Privação alimentar: uma dieta que não assegure as necessidades calóricas diárias pode tornar o metabolismo mais lento, fazendo com que o organismo queime menos calorias.
Excesso de álcool: as bebidas alcoólicas são muito calóricas, portanto contribuem para o aumento da gordura abdominal.
Comer em excesso: sempre que ingerir mais calorias do que aquelas que o seu corpo gasta vai acumular gordura.
Desidratação: O consumo de água associado a uma dieta equilibrada rica em fibras e minerais contribui para a sensação de saciedade, para a correta absorção dos vários nutrientes e equilíbrio do corpo. Devem evitar-se alimentos processados pois são ricos em sal, contribuindo para a desidratação e consequente retenção de líquidos.
Plano de treino ineficaz: muitos praticantes caem no erro de treinar o abdominal em demasia menosprezando os exercícios que envolvem os principais grupos musculares que contribuem para aceleração do metabolismo e consequente queima de gordura.
Má seleção de exercícios de abdominais: alguns dos exercícios mais conhecidos pecam por não solicitarem a musculatura mais profunda, responsável por proteger a coluna e reduzir o perímetro abdominal.
Más posturas: más posturas adotadas no dia-a-dia associadas a um fraco tónus muscular deixam transparecer a imagem de um abdómen proeminente.
Para a obtenção de uns abdominais tonificados da forma mais segura, a Personal Trainers Algarve recomenda a adoção de um estilo de vida saudável associado a uma dieta equilibrada, repouso adequado e a prática de atividade física regular e adequada ao nível e necessidades de cada um, orientada por um treinador habilitado e experiente.
Texto de Gonçalo André
Sem comentários:
Enviar um comentário