Com os dias frios à porta, as pessoas tendem a diminuir o consumo de líquidos.
O Instituto de Hidratação e Saúde (IHS) constatou no primeiro estudo sobre padrões de consumo de bebidas, numa amostra representativa da população portuguesa, que o aporte hídrico é mais baixo do que o recomendado pelo Institute of Medicine dos Estados Unidos. Algo que se verifica em todos os grupos etários, excetuando nas mulheres entre os 14 e os 18 anos.
A sede é um sinal de que o organismo necessita de repor água rapidamente. Por isso, os profissionais de saúde recomendam que não se espere por este sintoma para ingerir líquidos.
Mesmo sem vontade, é essencial beber líquidos regularmente para repor aqueles que são perdidos, seja através da transpiração, urina, fezes, respiração, etc.
Para reforçar a ingestão de líquidos, tenha em conta as seguintes recomendações:
- Opte por chás. Vão hidratá-lo(a) e aconchegá-lo(a) em dias mais frios.
- Outra boa opção é o leite, e iogurtes. Destes, prefira os magros ou meio-gordos.
- Coma sopa, de preferência de legumes. Pouco calórica, a sopa fornece vitaminas, minerais e fibras, que saciam e hidratam.
- Existem também alimentos que são ricos em água sendo eles o rabanete, nabo, tomate, couve flor, melancia, morango, melão, etc. .
Sendo assim, a Personal Trainers Algarve recomenda que tenha atenção redobrada nesta altura do ano, em que geralmente não sentimos tanta vontade de beber água, pois as necessidades do nosso organismo mantêm-se e a água é fundamental para o equilíbrio do nosso corpo.
Seja saudável, hidrate-se!
Texto de João Martins