terça-feira, 16 de julho de 2013

Dietas perigosas

Ao longo da história, a humanidade tem experimentado diferentes dietas, a fim de conseguir a aptidão múltipla ou melhorias estéticas no seu corpo. Só que nem todas as dietas são saudáveis, essas dietas podem ser extremamente perigosas e, em alguns casos, até fatais.

Aqui está uma lista das dietas mais perigosas de sempre:
 
1º Dieta Mais Perigosa – A dieta do Ingrediente
O conceito desta dieta é muito simples; escolhe um alimento saudável, por exemplo, grão-de cereais e come três vezes ao dia. Isso significa que você vai estar a consumir a mesma comida ao pequeno almoço, almoço e jantar. Parece um pouco exagerado, não é? Mas porque é que esta dieta á má? O nosso corpo precisa de vários nutrientes, tais como vitaminas, minerais, fibras e hidratos de carbono.
Consumir apenas um tipo de alimento, não será capaz de nos fornecer todos os nutrientes e também pode resultar em deficiências. Comer apenas um tipo de alimento também pode aumentar o risco de desenvolver alergias, já que o seu sistema imunológico fica mais fraco.

Dica: Em vez de privar o seu corpo de nutrientes essenciais, tente comer de tudo, mas em pequenas quantidades. Por exemplo, em vez de servir uma porção de massas, ir para metade. Dessa forma, não se priva desse alimento e limita as calorias da sua dieta.

2º Dieta Mais Perigosa - Dieta de Junk Food
Muitas vezes comemos junk food para justificar: "Eu não tenho tempo para comer comida saudável". No entanto, só porque você tem uma agenda cheia, isso não significa que não pode comer de forma saudável. Junk food está entre as comidas mais indesejáveis , pois não só está cheia de calorias, o que aumenta a gordura extra, como esses alimentos não têm qualquer valor nutritivo, o que significa que você não está a fornecer ao seu corpo os nutrientes que ele necessita para funcionar de forma eficiente.

Dica: Prepare as refeições com antecedência, a fim de minimizar o consumo de junk food.
 
3º Dieta Mais Perigosa- Dietas baixas em hidratos de carbono
Esta é provavelmente uma das dietas mais bem divulgadas no estrangeiro - a dieta low-carb, onde elimina os hidratos de carbono da sua dieta, é uma escolha extremamente insalubre e perigosa de se fazer. O que as pessoas não conseguem entender é que os hidratos de carbono são um nutriente essencial. Fornecem a energia ao corpo que é necessária para realizar atividades diárias, sendo que a falta de hidratos de carbono no organismo pode fazê-lo sentir-se fraco.
 
Dica: O que você pode fazer é, optar por hidratos de carbono complexos, que oferecem menos calorias e são mais completos. Tente consumir mais grãos integrais.
 
4º Dieta Mais Perigosa - Dieta HCG*
Outra dieta extremamente perigosa é a dieta HCG que incentiva o indivíduo a consumir apenas 500 calorias por dia. Pessoas nesta dieta são aconselhadas a evitar alimentos processados, açúcar e gordura. Isto pode ser muito perigoso, já que se o corpo não receber os nutrientes necessários, o organismo não funciona adequadamente. Você pode se sentir-se fraco demais para exercer e realizar as suas atividades diárias. Outro aspecto importante desta dieta é a injeções de hormônio HCG. Mesmo que esta dieta possa resultar em perda de peso, é acompanhada com muitos problemas para a saúde.

Dica: Se você tem o objetivo de perder peso, tente limitar as suas calorias, mas de uma forma saudável e realista. Opte por alimentos de baixas calorias que lhe forneçam nutrientes essenciais, tais como frutas frescas e vegetais, carnes magras, cereais integrais e laticínios com pouca gordura.

Para perder peso, nada melhor que optar por hábitos alimentares saudáveis, e exercício físico, pois assim irá perder peso de forma saudável, e terá os benefícios saudáveis que a alimentação saudável e o exercício físico têm, evitando os problemas que estas dietas acarretam.

*HCG (sigla em inglês para Gonadotrofina Coriónica Humana), o hormônio produzido pela placenta durante a gravidez. Durante a gravidez, esta substância controla quase que completamente o metabolismo feminino.
 
 
Texto de João Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário