O AVC é a principal causa de morte em Portugal. De acordo com os dados nacionais, morrem por dia 35 pessoas vítimas de AVC.
Existem essencialmente dois tipos de AVC, os isquémicos e os hemorrágicos. Os primeiros ocorrem quando um coágulo bloqueia uma artéria, impedindo a irrigação sanguínea de uma área do cérebro e os segundos dão-se quando ocorre rompimento desta.
É, de início, súbito na qual o paciente pode apresentar parésia, paralisia ou dificuldade de movimentação dos membros de um mesmo lado do corpo, dificuldade na fala ou articulação das palavras e défice visual súbito de uma parte do campo visual.
Algumas pessoas têm um risco maior do que outras. Alguns fatores poderão não ser alteráveis, como os genes ou a idade. Contudo, mudanças simples de estilo de vida poderão prevenir o AVC. Se já sofreu um AVC, estas mudanças poderão, efetivamente, ajudar a prevenir a sua repetição.
A prevenção de um acidente vascular cerebral, em primeiro lugar, consiste em evitar os diferentes fatores que favorecem o seu surgimento e esses fatores de risco são: hipertensão arterial, tabagismo, etilismo, diabetes, colesterol elevado, fibrilhaçao auricular e obesidade.
Para a prevenção de um AVC é recomendável um estilo de vida saudável, devendo então:
- Controlar a Hipertensão arterial (HTA);
- Controlar o Colesterol;
- Controlar a Diabetes Mellitus;
- Evitar hábitos tabágicos;
- Evitar hábitos alcoólicos;
- Ter uma alimentação saudável;
- Praticar exercício físico.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aplicar todas estas medidas permite reduzir em 80% a sua ocorrência.
Sem comentários:
Enviar um comentário