quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A importância do índice glicémico dos alimentos numa alimentação saudável

O índice glicémico é um índice numérico, que classifica os hidratos de carbono com base na sua taxa de resposta de glicerina (ou seja, a sua conversão em glicose dentro do corpo humano). O índice glicémico utiliza uma escala de 0 a 100, com os maiores valores para os alimentos que causam o mais rápido aumento do açúcar no sangue.
 
Os alimentos em geral, numa escala que varia 1-55 são considerados alimentos de baixo índice glicémico (feijão, sopas, lentilhas, frutos secos – pouca quantidade, cerca de 6 a 10, todas as leguminosas e praticamente todas as frutas, etc.).
 
Todos os hidratos de carbono simples (sumos de frutas, açúcar, batata, pão de forma, arroz branco, etc.) têm índice glicémico alto, ao contrário dos hidratos de carbono complexos (legumes, iogurte com pouco açúcar, batata doce, arroz integral, etc.). Alimentos ricos em fibra e proteína normalmente também têm índices glicémicos baixos, bem como os alimentos que são integrais.
Uma alimentação rica em hidratos de carbono complexos é fundamental para garantir um funcionamento adequado do organismo e ajuda a manter um peso saudável, uma vez que garante bons níveis de saciedade. Além do seu efeito na glicemia, os alimentos ricos neste tipo de hidratos de carbono são, geralmente, ricos em minerais e fibra alimentar.
 
Na Personal Trainers Algarve, sabemos bem a diferença dos bons hidratos e dos maus hidratos, fale com o seu PT e tire todas as dúvidas.
 
Texto de Tiago Gago

Sem comentários:

Enviar um comentário