A água é a principal substância constituinte dos organismos vivos. Aproximadamente 45 a 60% do corpo de um adulto é água (70 a 80% nas crianças). Os obesos por terem mais quantidade de gordura e os idosos por terem menos tecido muscular têm menos água corporal.
Nós dependemos da água, ela é fundamental para a eliminação de toxinas produzidas pelo nosso metabolismo, serve como via de condução dos nutrientes ás células, etc.
Para um correto funcionamento do nosso organismo é essencial manter um consumo de água constante com pouca variação. A eliminação da água ocorre pela urina (maior parte), suor, pelo ar expirado e pelas fezes.
Os órgãos que regulam a quantidade a água corporal são os rins, eles têm a capacidade de diluir ou concentrar a urina de forma a eliminar ou preservar a quantidade de água.
O aviso que a quantidade de água corporal é insuficiente é a sede, assim sendo devemos evitar este aviso, é sinal de desidratação! A falta de água pode originar: dores de cabeça, diminui a concentração, memória, atenção e reflexos, coordenação e condição física e aumenta a possibilidade de surgirem problemas dentários.
"A ingestão inadequada de água aumenta a possibilidade de infecções urinárias".
Um adulto com uma estatura média deve beber aproximadamente 2l de água diários, distribuídos de uma forma harmónica durante o dia. Devemos aumentar esta quantidade quando fazemos exercício físico, em ambientes muito quentes, em ambientes fechados ou com ar condicionado.
Beba água regularmente! É um hábito que não deve esquecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário