O complexo do ombro é uma área muito suscetível a lesionar-se porque carece de estabilidade estrutural, ao contrário do que acontece com outras articulações do nosso corpo.
Siga esta analogia: o ombro é como uma bola de ténis sobre um prato pequeno e a anca é como uma bola de golfe dentro de uma chávena de café. Por aqui é fácil perceber que o ombro tem mais mobilidade que a anca e menos estabilidade. Só assim seria possível alcançarmos algo em diferentes posições, rodar o braço, fazer um serviço de ténis, jogar golfe, etc.
Porque existe este défice em estabilidade é muito importante prescrever exercícios que representem um adequado desafio para as estruturas que estabilizam o ombro, neste caso os músculos.
Para a pessoa comum é difícil perceber quais são as posições mais vulneráveis para este complexo, saber quando é adequado fazer força e carregar um pouco mais de peso por exemplo, por isso existem os profissionais de exercício físico que o(a) ajudam a manter a integridade do ombro através de uma avaliação e prescrição rigorosa.
Não faça apostas de risco com o seu corpo, porque muitas vezes as consequências são para o resto da vida.
Continuação de bons treinos!
Texto de Tiago Gago
Sem comentários:
Enviar um comentário