terça-feira, 3 de abril de 2012

Dicas para a sua Páscoa

A Páscoa como qualquer outra época festiva é apelativa a que se cometam alguns excessos na alimentação. Quem consegue resistir a tantas tentações? Ninguém! Então há que pôr em prática algumas estratégias para poder usufruir do melhor que a Páscoa tem para si.

As mesas estão fartas de comida deliciosa mas, mais calórica do que a que habitualmenteingerimos no dia-a-dia. Apesar da maior parte das pessoas já estarem a lutar para estar em forma para o Verão, ninguém se priva de comer de tudo um pouco, mais de uma vez…

Assim, siga algumas dicas para tornar esta época mais saudável:

Os alimentos devem ser sempre bem mastigados, apreciando cada garfada.

Inicie as refeições com uma sopa rica em produtos hortícolas ou uma salada pois são pratos ricos nutricionalmente, pouco calóricos e que promovem a saciedade.

Na sexta-feira santa, eleja o bacalhau para prato principal. Este é aconselhado pelo seu valor nutricional sendo rico em vitaminas, minerais e ácidos gordos ómega 3. Como confecção prefira a cozedura, e regue o prato com um fio de azeite. Não deixa de ser saborosíssimo e corta aqui nas gorduras excessivas que adicionamos na confecção de outros pratos como as natas no bacalhau com natas. Volto a realçar que apesar de o azeite ser recomendado para tempero, este é extremamente calórico e, como tal, deve ser consumido com moderação.

Não abuse das bebidas alcoólicas bem como dos refrigerantes. A melhor opção é a água, seguindo-se os sumos naturais ou o vinho á hora da refeição (1 copo).
E quem fala em Páscoa fala nos famosos ovos de chocolate. Apesar de ter alguns benefícios a nível do corpo e mente, promovendo a sensação de bem-estar, o chocolate deve ser consumido com moderação, dando preferência ao chocolate negro ao invés do branco. O chocolate negro possui maior quantidade de substâncias antioxidantes, ao contrário do branco, que para além de possuir menor quantidade nestas substâncias, apresenta maior quantidade de gordura e, normalmente, açúcar.

E não descure da actividade física. Além de o ajudar a queimar algumas das calorias ingeridas, faz bem á mente e de certeza se sentirá melhor. Sem dúvida o melhor ingrediente desta Páscoa!

Desejamos uma excelente Páscoa para si e para os seus!

Sem comentários:

Enviar um comentário