quinta-feira, 21 de março de 2013

Proteínas - a sua importância na nossa alimentação

As proteínas têm um papel fundamental no organismo, sendo a matéria-prima de construção e reparação do corpo. É formada por parte menores chamadas aminoácidos.
 
Outras funções importantes das proteínas são: regular o funcionamento dos órgãos do corpo, defesa do organismo através da formação dos anticorpos, transportar substâncias através do sangue, coagulação sanguínea, construção de novos tecidos além de serem matéria-prima de alguns hormônios. Sem elas nenhuma dessas funções existiria.
Por isso é de extrema importância o consumo regular de alimentos que proporcionem a quantidade adequada de proteínas que precisamos diariamente.
 
Dentro das proteínas temos as proteínas de origem animal que fornecem aminoácidos de alto valor biológico, ou seja, é uma proteína completa, porque ela contém todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às necessidades orgânicas. E existem as proteínas de origem vegetal, que são de baixo valor biológico, pois têm uma quantidade menor de aminoácidos essenciais.
 
As proteínas são grandes aliadas no processo de emagrecimento pois contribuem significativamente para o aumento da saciedade, resultando na sensação de plenitude gástrica.
 
O processo de emagrecimento que mantém adequado o consumo de proteínas, contribui para a melhoria da composição corporal, não prejudicando a massa muscular, ou seja, a redução de peso dá-se pela redução de gordura corporal, e não pela redução de músculo.
 
Sabendo-se que a massa muscular gasta mais energia que o tecido adiposo (gordura), o consumo adequado de proteínas favorece o aumento do gasto energético, o que auxilia na redução de gordura corporal. A presença de proteínas nas refeições também é capaz de reduzir o índice glicêmico das mesmas.
 
Uma das funções das proteínas, a reconstrução muscular após atividade física, é bastante visada por praticantes de musculação com o objetivo de hipertrofia e de aumento de força.
 
Os especialistas recomendam que se ingira de 1 a 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal. Um grama para pessoas que realizam pouca atividade física, dois gramas para pessoas ativas e com um bom nível de treino. Outra dica é certificar-se que 20 a 30% de suas calorias diárias sejam provenientes de fontes proteicas.
 
Alguns elementos ricos em proteína:
Ovo (inteiro), leite de vaca, clara de ovo, peixe, bife magro, frango, arroz, feijão, tofu, lentilhas, abacate, quinoa, amendoim, aveia, espinafre, brócolos etc.
 
As melhores fontes de proteína criadas em laboratório são Whey Protein Isolate (proteína de soro de leite isolada), caseína (proteína de longa duração) e proteína de soja.
 
Sendo a proteína tão importante na nossa alimentação, a Personal Trainers Algarve recomenda a sua ingestão nas proporções ideias, sinta-se melhor fisicamente.
 
Texto de João Martins


Sem comentários:

Enviar um comentário