A alimentação é um dos processos mais importantes que influem no desenvolvimento, tanto físico, como psicológico de cada um de nós.
Uma alimentação equilibrada e a prática regular de exercício físico são fatores essenciais para uma boa saúde. Contudo, hoje em dia, os europeus ingerem demasiadas calorias e mexem-se muito pouco! O excesso de peso e a obesidade são problemas que afetam um número cada vez maior de crianças na Europa. Muitos são os fatores de risco de morte prematura, como por exemplo, a pressão arterial, o colesterol, o índice de massa corporal e a diabetes, estando eles associados a hábitos alimentares pouco saudáveis e à falta de exercício físico.
É do conhecimento de todos que uma boa alimentação surte muitos benefícios no corpo humano, mesmo assim, quantos de nós conseguimos realmente viver uma vida sem excessos, quer seja nos seus hábitos alimentares, quer seja noutro tipo de hábitos?
Uma alimentação correta, ou seja, aquela que supre de maneira eficiente todas as nossas necessidades diárias, não somente serve como base para a saúde física, mas também para a saúde mental e moral.
São os alimentos que fornecem todas as substâncias necessárias para a manutenção da vida (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) e, na criança, determinam o seu crescimento, sendo transformados em ossos, músculos, órgãos, gordura, pele, sangue e tudo mais.
Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o stress, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controlo do peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna o seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Pode igualmente promover uma melhoria no rendimento de desportistas, potencializar o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, contribuir para uma gestação plena e saudável e ainda lidar com as alterações naturais do envelhecimento.
Resumindo, para que a alimentação, além de agradável e prazerosa, seja também saudável, deve basear-se na variedade e no equilíbrio, sendo composta de proteínas, hidratos de carbono, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais e ainda, rica em vitaminas. Para isso, necessitamos de uma dieta variada, que contenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões. Devemos ter em atenção que a palavra dieta não significa deixar de comer, ou é só para pessoas que querem perder peso, DIETA refere-se aos hábitos alimentares individuais.
Por fim, há que variar também os tipos de cereais, carnes, verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. Essas diversas colorações dos alimentos são fornecidas pelas vitaminas e pelos minerais.
Hipócrates, o pai da medicina disse: "Que o teu alimento seja o teu medicamento e que o teu medicamento seja o teu alimento". E disse também: "Deixa de lado a droga, se puderes curar o paciente com alimento"
Texto de: João Martins